Bombeiros Militares do 11º BBM seguem trabalhando em Santa Maria de Itabira

Desde as primeiras horas da manhã de domingo os militares do 11º BBM vem trabalhando no atendimento à população de Santa Maria de Itabira – MG, no socorro e buscas às vitimas, e em ações de apoio a comunidade. Hoje os trabalhos continuam com uma nova equipe de bombeiros, reforçada pelas motos operacionais, que realizam novas vistorias nas áreas atingidas pela chuva e em áreas de risco, para verificação e orientação aos moradores.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com a 5º COB – Comando Operacional Regional de Bombeiros Militar, sediado em Governador Valadares,  comanda pelo Coronel BM Alexandre Humia Casarim, as equipes das Polícias de Meio Ambiente, Militar, Civil e da Defesa Civil  com o apoio da prefeitura local e de inúmeros voluntários.

O trabalho foi iniciado ainda no domingo pela manhã, com a chegada dos militares do 6º Pelotão de Itabira, com ações voltadas à localização e salvamento das vítimas decorrentes das fortes chuvas que ocorreram, em especial as que se encontravam soterradas.

Ao mesmo tempo 13 militares da Sede do Batalhão iniciaram deslocaram para o local em 3 viaturas, levando matérias e equipamentos, para reforço e auxílio nas operações.

Com a instalação do Sistema de Comando em Operações, ferramenta fundamental  para gestão de grandes eventos e desastres, os militares do 11º BBM iniciaram o controle de pessoas, recursos e informações de forma sistematizada, para facilitar e otimizar o controle e a atuação no desastre. A ferramenta possibilita a gestão unificada onde outros órgão participam, cada um dentro de sua esfera de competência, mas com o objetivo comum, que no caso era atender as necessidades iniciais da população local.

Prioridade inicial

Durantes as primeiras 36h horas os militares trabalharam ininterruptamente  na localização e, possível resgate de seis vitimas, sendo que quatro ainda estavam soterradas, logrando êxito para na recuperação de uma vítima no final da noite de domingo e de outras duas  vitimas  ainda na madrugada de segunda (22/02). A sexta e última vítima foi localizada no inicio da tarde do dia vinte dois (por volta das 14:00hs).

Além das ações de buscas às vítimas, os militares foram empenhados em diversas ocorrências de vistorias em risco de desabamento pela cidade, orientando e auxiliando a população,  em caso de necessidade  a saírem da área de risco.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.