Campanha de combate à Sífilis avança na primeira semana
Desde a última quarta-feira,21, está acontecendo no município de Manhuaçu a Campanha de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, com a proposta de mobilizar moradores de cada bairro e também dos distritos a realizarem o exame. A campanha também mobiliza gestores e profissionais de saúde.
As ações acontecem em todas as unidades de ESFS, que contam com equipes formadas por acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e agentes de saúde que participam na mobilização das pessoas.
O foco é estabelecer ações estratégicas para a redução da Sífilis Congênita e, ao detectar precocemente a doença encaminhar tanto a gestante como o parceiro, para o imediato tratamento necessário.
Durante os três dias iniciais da campanha, a aceitação por parte da população foi um diferencial junto às pessoas, que estão participando na realização do exame realizado pelos acadêmicos. O trabalho é supervisionado pelo enfermeiro responsável pela unidade de saúde de cada bairro e, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a coordenação da campanha no município, a mobilização da população tem sido muito importante. Nos três dias, o envolvimento de todos os envolvidos na campanha possibilitou alcançar um quantitativo almejado de coleta. Na próxima semana, o trabalho terá continuidade nas unidades de saúde até o dia 31 de outubro.
Texto: Eduardo Satil
Fonte: ASCOM SMS