Cantor e compositor homenageia em canção a flor que simboliza Manhuaçu “Manacás”

O cantor e compositor manhuaçuense Jorge Salazar, que inspira suas canções em outro grande cantor de sucesso, Alceu Valença, resolveu usar sua inspiração para escrever poemas em forma de canções, relatando as maravilhas vividas por ele e seus ancestrais em sua querida e amada terra.

O poeta cantador destacou que, em sua juventude pôde conhecer e se apaixonar pelas lindas canções populares brasileiras nos anos 60, 70, 80 e 90. Nesta época faziam sucesso grandes nomes da música como Zé Ramalho, Alceu Valença, Paulinho Pedra Azul, Fágner, Ton Zé, Sá & Guarabira e outros.

Envolvido e levado por este embalo dos grandes nomes da MPB na época, resolveu escrever suas próprias canções contando histórias de seu humilde povo. Em suas andanças encontrou uma árvore contendo lindas flores roxas quase lilás e muito cheirosas. Salazar soube que ela era o símbolo da cidade, e resolveu compor a canção aproveitando a inspiração “Canto e encanto assim”.

Jorge Salazar lembra que nos anos 50/60 essa planta era muito comum, tanto que em algumas casas antigas ainda se encontra este tipo de flor até hoje. “Era natural plantar em frente as casas devido ao perfume exalado pela flor”. “Seria importante um projeto para reviver os valores que esta planta tem em nossa cidade para incentivar o seu plantio hoje”, disse.

“Estamos no momento de sua florada, e por este motivo, convido você que venha ter a sensibilidade de observar a particularidade deste lindo evento da natureza, e curtir o perfume exalado por ela. Assim você saberá o porque de minha paixão por esta linda flor”, comentou Jorge Salazar.

 

Confira a letrada música:

“Canto e encanto assim” (Jorge Salazar)

Olhe bem as montanhas

de minas meninas

Olhe bem as montanhas meninas de minas

Lua estrelas/chão de poeira/riachos e rios

um sonho a só

andar pelo vales e subir as montanhas das minas gerais…

…..passa um rio/em minha cidade e nesta cidade tem manacás…

este rio é meu/este rio é seu/..este rio é nosso…e precisa de estar/bem limpo..bem limpo..bem limpo..

Limpo prá pescar..limpo prá nadar

Limpo prá valer…

Valer…valer

………valer a pena ver..

. ….valer a pena ver

 

Texto: Téo Nazaré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.