Limpeza do Rio Manhuaçu dá trabalho para equipe do SAMAL
Uma árvore inteira foi retirada de dentro do rio
Equipes do SAMAL e Secretaria de Obras continuam com os trabalhos de limpeza do Rio Manhuaçu, nesta primeira etapa, as ações se concentram no bairro Ponte da Aldeia.
Além da capina e limpeza das margens do rio, o leito do Rio Manhuaçu também está sendo limpo, com a retirada de galhos, troncos e entulhos, visando dar mais fluidez às águas, assim evitando o represamento do rio.
Pra se ter uma ideia da dimensão dos trabalhos, na manhã desta sexta-feira, 23/04, um caminhão muque e um guindaste foram necessários para a retirada de uma árvore inteira que havia sido arrastada na última enchente para o leito do rio. “Após a retirada da árvore para a margem do rio, nossos servidores com o uso de motosserra realizaram o corte dos galhos e tronco para que eles pudessem concluir a limpeza do local”, explicou Kilder Perígolo, Diretor do SAMAL.
Outra árvore de porte menor foi retirada também do leito do rio próximo à ponte do antigo Parque de Exposições. “Essas árvores poderiam ser arrastadas pela água e formariam uma represa sob a ponte, podendo causar um transtorno muito grande a todos”, ressalta.
O Trabalho se estenderá por todo o trecho do Rio Manhuaçu, no perímetro urbano da cidade, até o bairro Engenho da Serra.
Limpeza em bairros
Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana – SAMAL – estão realizando também ações de limpeza nos bairros Cidade Nova e Vale Verde, localizados próximo à sede do SAAE, às margens da BR 262. Os dois bairros são novos e há mais de seis anos não passavam por uma limpeza.
Ainda com poucas moradias e algumas em construção e vários lotes vagos e o mato estava tomando conta do passeio e parte das ruas. “Estamos atendendo a solicitação dos moradores destes dois bairros inicialmente, devido à grande concentração de mato nas ruas e em alguns locais mais ermos estava sendo frequentando por pessoas estranhas, aproveitando da pouca visibilidade e até cometendo coisas erradas e com isso deixando os moradores inseguros”, explica o Diretor do SAMAL, Kilder Perígolo.
A prioridade das equipes que estão no local é a capina do mato na rua e no passeio. “O trabalho está sendo feito de forma manual e mecânica. Estamos usando também roçadeiras e uma varrição mecânica com a bobcat, que também recolhe o excesso de mato com o auxílio de um caminhão”, completa.
Após a conclusão dos trabalhos nos dois bairros, as equipes serão direcionadas à outros pontos da cidade e distritos. “Desde que assumimos a administração do SAMAL estamos fazendo de tudo para melhor a qualidade de vida de nossa população, isso graças a nossa equipe que não tem medido esforços para executar o trabalho da melhor forma. Eu só tenho que agradecer e parabenizar cada um deles, pois o mérito é todo deles”, finaliza Kilder.
Fonte: ASCOM SAMAL