PM realiza operação de combate ao transporte clandestino de passageiros
Taxistas reclamam da “invasão” dos carros de Aplicativo sem licença
Manhuaçu- A fiscalização começou a ser realizada para frear o transporte clandestino de passageiros, que se tornou uma prática comum na cidade, com o serviço oferecido por Aplicativo.
Na tarde desta sexta-feira, 03, a Polícia Militar realizou operação blitz na Praça Cordovil Pinto Coelho, área central de Manhuaçu, com o objetivo de fiscalizar o transporte irregular de passageiros no município e, ainda aplicar a Lei Municipal que regulamenta essa atividade.
Conforme dispõe a Lei Municipal Nº 4.164, de 20 de outubro de 2021, que regula o exercício da atividade, há a necessidade do popular “motorista de aplicativo” possuir alvará de licença, para exercer a profissão em Manhuaçu. A lei também impõe outras determinações legais, para o exercício da profissão. Aqui, muitos acabam atrapalhando os taxistas que têm ponto fixo no Centro, Praça Dr. Cesar Leite e Rodoviária. A lei existe, porém,não procuraram o órgão público para se cadastrar.
Durante a operação foram abordados motoristas de aplicativos, dentre esses, três não possuíam o alvará para exercício da atividade.
Diante das irregularidades, três motoristas foram presos pelo cometimento da Contravenção Penal de Exercício Irregular da profissão, sendo lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e liberados. Os veículos foram removidos ao pátio credenciado, bem como lavrados os respectivos autos de infração de trânsito.
À noite, alguns motoristas ficaram concentradas nas proximidades da Igreja São Lourenço, bastante irritadas com a ação da fiscalização e evitavam sair com passageiros, que costumeiramente aguardam perto do supermercado. Quando alguns eram chamados para fazer a “corrida”, diziam que a fiscalização estava realizando a abordagem. Mas, alguns fizeram manifestação em frente à casa da prefeita.
Eduardo Satil