Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos em Belo Horizonte

Arquidiocese de Belo Horizonte confirmou o falecimento do cardeal e arcebispo emérito nesta terça-feira

 

Morreu em Belo Horizonte, aos 95 anos, dom Serafim Fernandes Araújo, arcebispo emérito da Arquidiocese da capital mineira. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo pessoas próximas ao religioso, ele passou o último fim de semana internado em estado grave.

Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte entre 1986 e 2004, quando foi sucedido por dom Walmor Oliveira de Azevedo. Conhecido pela expressão “Na palma da mão de Deus”, foi precedido por João Resende Costa. “O arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares, em oração, estão unidos aos familiares, amigos e fiéis para se despedir”, diz a nota de condolências publicada no site Arquidiocese na manhã desta terça-feira (8).

O atual arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou a atuação do cardeal no campo da educação, bem como sua dedicação à vida episcopal. “O cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo é presença admirável no coração do amado povo de Deus. Ao longo de mais de cinquenta anos de dedicação à Arquidiocese de Belo Horizonte, o cardeal deixa um legado de especiais feitos. Sua caminhada missionária fez crescer no coração de cada pessoa, principalmente cristãos católicos de nossa amada Arquidiocese, o amor a Jesus Cristo e à Igreja. Por isso também, no coração de todos estará sempre a gratidão, a admiração e o respeito por dom Serafim”, diz a nota assinada por dom Walmor no site da CNBB.

À partir de 1960, Dom Serafim assumiu a Reitoria da PUC Minas. O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, usou sua conta no Twitter para se despedir do cardeal. “Muito contribuiu para a promoção da dignidade humana em Minas”, afirmou Zema. De acordo informações publicadas no Twitter do Clube Atlético Mineiro, time do coração do cardeal, o velório será realizado na tarde desta terça-feira (8), na Igreja da Boa Viagem, durante três dias. O sepultamento estaria marcado para sexta-feira (11), no mesmo local. A assessoria da arquidiocese, no entanto, não confirmou o fato.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.