Caso Artur: SUS vai fornecer medicamento “genérico” ao menino
O garoto Artur Knupp, de apenas 3 meses continua internado no Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte. Há dois meses, os pais e familiares do garoto têm se mobilizado em busca de recurso, depois que a criança foi diagnosticada com uma doença rara chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME). É uma doença rara grave. Ela produz atrofia progressiva dos músculos, dificultando a condição de movimentação destes pelos pacientes. A incidência da doença é de 1 entre 10.000 nascidos vivos.
A família luta para ter acesso ao medicamento, que custa 12 milhões. Para conseguir esse valor, uma “corrente da esperança” foi formada e, a Campanha #Ame.Artur tem ganhado as redes sociais e grupos de pessoas em todo o Brasil, com o objetivo de arrecadar o valor necessário para custear o tratamento.
Uma boa notícia foi dada pelos familiares de Artur de que, na próxima segunda-feira estará tomando a primeira dose do medicamento custeado pelo SUS, que garantirá estabilidade no quadro de saúde do paciente. “O medicamento paralisa o desenvolvimento da doença, mas todos nós continuaremos a campanha # Ame.Artur, até conseguirmos o valor da vacina”, diz a avó, Miracy Knupp.
Ela explica que muitas pessoas estão questionamento nas redes sociais, quanto a liberação do medicamento pelo SUS. A avó de Artur Knupp, Miracy Knupp explica a reportagem sobre a situação e esclarece como será tratamento. Assista o vídeo gravado pela mãe do Artur, Mariana:
Segundo ela, a família estava aguardando a liberação junto à Farmácia de Minas e Secretaria de Estado da Saúde MG da vacina SPINRAZA, que paralisa a doença. A demora se deu devido ao impasse entre as duas instituições, mas desde ontem (25),a vacina já estava à disposição do Hospital João Paulo II. Agora está agendada para a próxima segunda-feira, dia 30, a aplicação da primeira das quatro doses que Artur precisa tomar. A data foi escolhida para não coincidir com a data natalina.
Miracy knupp detalha que, o medicamento liberado pelo Sistema Único de Saúde é apenas para evitar que a doença continue evoluindo, mas a vacina será a principal certeza da cura para o neto. A campanha que está sendo realizada é em busca do medicamento importado “ZOLGENSMA”, que custa 12 milhões de reais. “É uma dose única, ou seja a cura. Queremos esclarecer, pois tem pessoas fazendo confusão e achando que já conseguimos. A vacina SPINRAZA é somente a primeira batalha, de uma GRANDE GUERRA que vamos vencer em nome do Artur”, ressalta Miarcy Knupp.
As doações podem ser feitas nas agências do Banco do Brasil (001) AG.3609-9/ Conta Poupança 3700007-0 Variação 51 /Sicoob (756) AG. 0001/Conta Poupança 63.694.249-0 e Santander (33) AG. 3471 /Conta Poupança 600288728.
Texto: Eduardo Satil