Vídeo: Casos de Covid crescem gradualmente em Manhuaçu e região

O aumento gradual de casos de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19, ao longo dos últimos dias, levou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através do Curador da Saúde, representado pelo Promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto Lara a convocar uma reunião para discutir o assunto.

Participaram da reunião, representantes da Superintendência Regional de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e Fazenda, Vigilância em Saúde, Polícia Militar e Hospital Cesar Leite, para uma avaliação do quadro atual da pandemia no município de Manhuaçu. Foi apresentado o quadro epidemiológico pela Secretária de Saúde, Karina Gama, em que mostra o número de casos em cada bairro, o acompanhamento que vem sendo realizado pela equipe Call Center, além de outras estratégias de saúde.

Nos últimos dias, na microrregião foram registrados 153 óbitos, sendo que 30% ocorreram em Manhuaçu e, isso chamou a atenção do Ministério Público, bem como da Superintendência Regional de Saúde que, agora sugere que haja a mobilização junto da população, para que adote as medidas de segurança como o uso de máscara, álcool com gel e evite aglomeração. Importante também que, os comerciantes orientem os clientes para adentrarem nos estabelecimentos seguindo todo o protocolo.

Para o Promotor de Justiça, Reinaldo Pinto Lara há a necessidade de as pessoas mudarem o comportamento, com a consciência de fazer sua parte, a fim de evitar que medidas drásticas sejam tomadas, até mesmo o fechamento do comércio local. “Estaremos juntos nesta causa, para evitar situação pior. Vou mobilizar os promotores de outras comarcas, para que estejam fazendo o mesmo. Se houver necessidade, obrigatoriamente será fechado”, disse o promotor.

O Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau explica que o município de Lajinha tem registrado mais óbitos. Segundo ele, nos últimos dias o aumento de casos e a ocupação de leitos no hospital chamou a atenção, devido ao número muito elevado. “A Microrregião está classificada na Onda Vermelha, mas na Macrorregião Manhuaçu continuará na Onda Amarela. Agora, torna-se importante que a população adote critérios para evitar a contaminação”, disse. Na próxima quarta-feira, outra reunião estará acontecendo com a participação de todos os municípios da região, com a finalidade de traçar medidas preventivas.

A Secretaria Municipal de Fazenda estará realizando o trabalho educativo junto aos comerciantes, com o apoio da Polícia Militar. O Secretário de Fazenda, Claudinei Domingues, falou sobre o problema e alertou a comunidade:

O município adotará medidas, seguindo o protocolo do Minas Consciente. Manhuaçu continua na Onda Amarela, mas não havendo a consciência da população, há a possibilidade de regredir para a Onda Vermelha.

 

Texto e Vídeos: Eduardo Satil

Fonte: ASCOM SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.