Chuva transborda rio Manhuaçu : órgãos municipais e população estão em atenta
Devido a intensa chuva que caiu na noite passada em toda a região, a cidade de Manhuaçu volta a ser assolada com a cheia do rio e, com isso preocupa a situação para uma nova “inundação” e causar danos à cidade. O rio está sendo monitorado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, haja vista que, na cabeceira de São João do Manhuaçu e Luisburgo (nascentes do rio Manhuaçu) choveu muito, causou inundações e até a cabeceira de uma Ponte no distrito de Ponte do Silva foi levada.
A Defesa Civil do município está alertando moradores das encostas e locais com possibilidade de serem afetados pelas águas, que fiquem bastante atentos a qualquer situação, a fim de evitar que sejam surpreendidos. Também já foram mobilizadas associações de moradores, sobretudo as que têm sede para servir de alojamentos e que, os moradores possam auxiliar no caso de necessidade.
Inundação
Por volta das 16 horas, algumas ruas começaram a ser inundadas pelas águas que estão chegando das cabeceiras. Na Rua Antônio Wellerson (entrada da cidade),Júlio Bueno já estão sendo assoladas. No ano passado, essas ruas ficaram completamente destruídas e moradores amargaram em prejuízos incalculáveis. A ponte da Rua Luiz Cerqueira também já foi atingida. Na Baixada, a Rua Francisco Fialho está intransitável.
O vídeo aéreo é da FASOL ENERGIA SOLAR. Outro vídeo mostra uma ponte cedendo:
Como medida de segurança, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) acaba de suspender a captação de água, que fica na entrada do Bairro Lajinha. O objetivo é evitar que os equipamentos sejam arrancados e levados pela correnteza. Com isso, há a necessidade que a população comece a economizar água. A situação da cheia do rio Manhuaçu, já mudou completamente a rotina da cidade.
Susto começou bem cedo
O medo começou bem cedo, depois que imagens mostraram a situação vivida por moradores de Orizânia, Abre Campo, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Matipó, Santa Margarida, que ficaram inundadas durante a madrugada e ao amanhecer. Uma barreira que caiu, entre Manhumirim e Reduto deixou o trecho intransitável. A partir daí, os órgãos de segurança de Manhuaçu iniciaram o trabalho de orientação a toda a população de que o rio Manhuaçu poderia transbordar a qualquer momento. “As pessoas já estão experientes quando ocasiona a elevação do nível das águas do nosso rio. Isso acaba evitando uma situação mais complicada”, disse um morador à margem ribeirinha. Até agora nenhum incidente foi registrado.
Confira fotos de vários pontos da cidade nesse dia de inundação, que levou preocupação e tristeza para muitas pessoas, As fotos são de Carlos Henrique Cruz, do Portal Caparaó:
Texto: Eduardo Satil