CMS se reúne virtualmente: Ações de combate a Covid-19 e obras são destaques

Conselheiros de saúde de Manhuaçu participaram de mais uma reunião virtual (online) por conta da pandemia do novo coronavírus. A exemplo do mês passado, também em julho, o encontro dos conselheiros teve este formato por medidas de segurança na última quinta-feira, 30/07.

 

Presentes na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS) o presidente Sebastião Adão de Andrade, a secretária de Saúde e do CMS, Karina Gama dos Santos Sales e a secretária do conselho, Suelen. O início teve a confirmação do quórum com a confirmação da presença dos conselheiros e em seguida a leitura e aprovação da pauta da reunião de junho.

Obras

A secretária de Saúde Karina Gama apresentou relatório das obras que estão sendo concluídas pela gestão da Secretaria de Saúde e Prefeitura de Manhuaçu, citando o primeiro e segundo pavimentos do prédio onde funcionará o Centro Administrativo da secretaria, anexo ao prédio atual no bairro Todos os Santos. O prazo final para conclusão do restante da obra é dia 31 de agosto de 2020.

A entrega oficial será dia 07/08, bem como será entregue também a construção da UBS de Vilanova (modelo tipo 2), edificada com recursos federais. Karina Gama também destacou a reforma da UBS de São Sebastião de Sacramento com ordem de serviço assinada e retomada da obra do posto de apoio do distrito de Palmeiras, paralisada há muito anos.

Covid-19

Também foram informados todos os andamentos dados ao combate ao novo coronavírus em Manhuaçu, relatando a aplicação dos recursos recebidos para esta finalidade. Karina Gama esclareceu sobre os leitos disponíveis, a atuação do Hospital César Leite e a liberação de medicamentos autorizados pelo Ministério de Saúde que são prescritos conforme decisão dos médicos responsáveis.

Ao final desta explanação, Karina Gama informou sobre a composição e reuniões do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 em Manhuaçu, indicando ser muito importante que o conselho tenha uma representação no mesmo. Alguns conselheiros se manifestaram favoráveis e deixaram seus nomes à disposição da presidência do CMS.

Recursos para Vigilância Sanitária

A secretária de Saúde Karina Gama informou aos conselheiros sobre recursos liberados para Vigilância Sanitária (VISA) de Manhuaçu a partir da Resolução 69/06, de 13/11/19. Os recursos serão aplicados em mais fiscais para o setor e na aquisição de equipamentos de segurança (EPIs), faixas e material educativo variado, além de custeio das ações da VISA.

Fonte: ASCOM CMS Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.