Comitê suspende aulas presenciais em Timóteo e Ipatinga busca credenciamento de mais leitos de UTI
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Timóteo aprovou por unanimidade durante reunião na noite desta terça-feira (08/03), a suspensão temporária das aulas no município a partir de hoje. A decisão foi tomada durante a reunião extraordinária realizada ontem. No caso das escolas particulares, o decreto começa a valer completamente a partir de amanhã, quarta-feira.
Para garantir os dias letivos do ano e não alterar o calendário escolar, parte do recesso de julho será antecipado para as próximas semanas. A suspensão é por 14 dias e após esse período o comitê se reunirá novamente para avaliar o quadro epidemiológico, números de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria.
O comitê também aprovou restrição do funcionamento de bares, botecos, restaurantes, lanchonetes e similares que poderão funcionar de 10h até às 21h. Os cultos, celebrações e missas também terão restrição e poderão ocupar no máximo 30% do espaço físico para pessoas sentadas, obedecendo aos protocolos sanitários repassados nas capacitações promovidas pela Prefeitura de Timóteo.
O decreto também suspendeu qualquer tipo de evento esportivo, seja profissional, amador ou de laser. Todas os demais segmentos do comércio e prestação de serviços deverão manter todos os protocolos sanitários, descritos anteriormente por meio de decretos e treinamentos oferecidos pela Administração Municipal.
Leitos de UTI em Ipatinga
A Administração de Ipatinga divulgou ontem uma nota sobre a situação do município em relação a ações para combater a pandemia de coronavírus e a ocupação dos leitos hospitalares no município. Nos últimos dias foi registrado um crescimento na ocupação de enfermarias, chegando ontem a 73 por cento e lotação esgotada nas UTIS exclusivas covid nos últimos dias.
Segundo o comunicado, está sendo buscado a agilização do credenciamento de novos leitos. O município de Ipatinga conta atualmente com 45 leitos de UTI-Covid-SUS e está pleiteando mais 10 unidades. Já foram recebidos 11 novos respiradores do governo Federal, que devem entrar em operação ainda nesta semana. O antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, que está sendo reformado para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, está em fase de conclusão e deve ser finalizado nos próximos dias.
O município informou que não é intenção suspender o funcionamento de nenhum setor, insiste que é fundamental a contribuição da população quanto ao cumprimento dos protocolos, e que está reforçando a fiscalização na cidade, sendo os infratores reincidentes sujeitos aos rigores da lei.
Fonte: SECCOM Ipatinga e Timóteo