Vale do Aço terá novos leitos Covid
Uma comitiva com representantes das Secretarias de Estado de Governo e Saúde esteve em Coronel Fabriciano e Timóteo, para acompanhar de perto a situação de atendimento nos municípios devido ao agravamento nos números de caso de Covid 19. Participaram da visita técnica o Assessor Especial da Secretaria de Governo, Ibiraty Martins, a Assessora Técnica da Secretaria de Saúde, Adriana Vilela e o Superintendente Regional de Saúde, Ernany de Oliveira.
Em Coronel Fabriciano, acompanhados do Prefeito, Dr. Marcos Vinicius e do Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, a comitiva esteve no Hospital Dr. José Maria Morais, onde conferiram de perto os investimentos feitos e toda a infraestrutura disponibilizada para novos pacientes e que aguarda homologação ao SUS por meio do Estado. Logo depois o grupo foi até a UPA Dr. Walter Maia, no bairro Silvio Pereira, que também é referência no atendimento às vítimas da doença.
O município, que além dos leitos de UTI credenciados ao SUS, construiu por conta própria uma ala com 60 leitos de UTI e clínicos que podem ser transformados em UTI caso haja necessidade, apresentou toda a estrutura à comitiva. Foi disponibilizou de imediato 10 leitos de UTI e 10 clínicos para atendimento à regional. Outros 20 clínicos e 10 de UTI também poderão ser colocados à disposição do Estado nos próximos dias. Já considerando os novos leitos que aguardam a habilitação pelo estado, atualmente a ocupação com vítimas da Covid abrange 95% para leitos de UTI E 71% nos leitos de suporte ventilatório em Fabriciano.
Mesmo com a disponibilização dos leitos, as autoridades esperam da população toda a responsabilidade na adoção das medidas de prevenção uma vez que a ampliação de leitos não garante a vida dos contaminados. Em relação à vacinação, Fabriciano atingiu nesta segunda-feira (22/03) a marca de 6.839 pessoas imunizadas com a primeira dose e 1.988 com a segunda dose entre idosos e profissionais da saúde. Desde sexta-feira, 19, o município vacina idosos abaixo dos 75 anos, entre 70 e 74 anos.
A comitiva do estado também esteve visitando as unidades que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 em Timóteo para avaliar a estrutura e capacidade de atendimento na região. A presença dos técnicos em Timóteo ocorreu a partir de uma solicitação do prefeito Douglas Willkys nessa fase de agravamento da pandemia em todo o Vale do Aço.
Adriana Vilella, que é assessora especial da Secretaria de Estado de Saúde, explicou que a equipe passou pelas unidades que atendem pacientes com Covid-19 para avaliar a situação e discutir em conjunto um “redesenho da rede assistencial à saúde exclusivamente para este momento”. O assessor especial de Governo na Saúde, Ibiraty Martins, completou afirmando que a ideia é melhorar a capacidade de atendimento em uma iniciativa que envolva Municípios, Estado e União.
A iniciativa da Prefeitura de Timóteo começou a surtir efeito nesta segunda-feira com o anúncio, por parte do governo de Minas, da doação de 10 respiradores pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Os equipamentos chegarão nesta semana e serão instalados no Hospital Vital Brazil.
Paralelamente o Município está atuando de forma conjunta com a iniciativa privada, organizações sociais de saúde e o Estado para adquirir novos monitores, desfibriladores e outros insumos para que mais dez leitos de UTI-Covid-19 entrem em operação o mais rapidamente possível.
Com informações das Assessorias das Prefeituras de Coronel Fabriciano e Timóteo