Conselho de Saúde tem reunião hoje em Manhuaçu

Na reunião de junho, Conselheiros aprovaram criação do Hospital Municipal, em substituição à UPA24h.

 

A reunião ordinária deste mês de setembro do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu, presidido por Sebastião Adão de Andrade, será realizada nesta quarta-feira (11/09), logo mais às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu,

A pauta definida para a reunião do conselho de hoje inclui a comunicação sobre recursos federais para o município de Manhuaçu; Leitura do relatório sobre a visita da comissão de fiscalização à UTI Neonatal do Hospital César Leite; a parceria entre a Pastoral da Criança e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), entre outros assuntos.

Hospital Municipal

Na reunião realizada no mês de junho,  os conselheiros  aprovaram a transformação da UPA 24h em Hospital Municipal. Para justificar a transformação, a secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales informou que a unidade não atende às especificações físico-estruturais necessárias para continuar funcionando como UPA e por isso não vinha recebendo recursos federais ou estaduais.

As despesas com os serviços prestados com o atendimento de urgência e emergência à pacientes de Manhuaçu e região e as internações que já ocorrem no local, chega a cerca de 700 mil reais/mês, totalmente custeados pelo município. Segundo a secretária, com a mudança de UPA para Hospital, o município poderá receber recursos para minimizar a situação financeira, sendo possível a manutenção dos serviços.

A proposta inicial da administração era de abertura do Hospital Municipal no local onde funciona hoje a sede da Secretaria de Saúde (conhecido SUS), no Bairro Todos os Santos. Mas a mudança de local não foi confirmada pela Secretária Karina Gama que também não respondeu se o Pronto Atendimento também pode ser levado para seu antigo local, que sempre foi muito questionado pela localização. Outra dúvida é se há alguma intenção da administração em encontrar um novo local para funcionamento da UPA24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.