Conselho inicia revisão do Plano de Saneamento Básico
O Conselho Municipal do Plano Municipal de Saneamento Básico, através do Comitê de Coordenação de Revisão, iniciou a revisão do documento durante visitas às comunidades, distritos e na sede do município de Manhuaçu. Durante as reuniões, foi discutido e informado o que será desenvolvido em cada um dos eixos, como drenagem urbana, resíduos sólidos, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
De acordo com a integrante do Comitê de Coordenação da Revisão do PMSB, Juliana Regina Coelho Cabral, o objetivo das reuniões foi proporcionar o diálogo. “Levamos informações e possibilitamos o amadurecimento de decisões e sugestões que serão implantadas. Foram momentos muito importantes, pois convidamos os delegados eleitos e multiplicadores de cada local para difundir as propostas”, comentou.
Durante esta primeira fase, foi realizada revisão teórica e técnica do conteúdo do PMSB. Todo o trabalho é acompanhado e tutoreado profissionais especializados na área, tanto do Cisab quanto da UFV. A Prefeitura de Manhuaçu contribui com o desenvolvimento do processo, disponibilizando capacitação aos envolvidos. “A nossa ideia é de que todos tenham a informação em mãos. Este não é um plano de gaveta, mas sim ativo”, completou Juliana.
Finalizada a primeira fase, os membros do comitê darão início à geração de uma lei, que será repassado em audiência pública. O plano está sendo totalmente reformulado. Inclusive, é uma orientação da legislação vigente de que a cada quatro anos seja realizado todo o processo que vem sendo feito.
Depois de publicada a lei, será realizada uma conferência municipal, com a participação dos profissionais e todos os envolvidos, principalmente Secretaria de Obras, SAAE e SAMAL, que serão os órgãos executores do PMSB.
Fazem parte do Comitê de Coordenação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, Juliana Regina Coelho Cabral (Secretaria de Meio Ambiente); Áureo Adriano da Silva (SAAE); Sandra Cerqueira (Gabinete); Alexandre Ribeiro (Secretaria de Meio Ambiente), e Olivia Moreira Francisco (conselheira do COAMMA).
Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu