Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos pode ser viabilizado na região

A gestão do resíduo sólido foi tema de uma reunião envolvendo várias lideranças da região, em Manhuaçu. A discussão avança no sentido de criar um Consórcio Intermunicipal para cuidar deste assunto de forma unificada.

Estiveram presentes no encontro, realizado na última semana no gabinete da Prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, o prefeito de Mutum, João Batista Marçal; o secretário de Meio Ambiente de Mutum, Genilson Tadeu; secretários municipais de Manhuaçu, além de representantes do Ciscaparaó e do Cisab.

Em pauta, foi apresentada a viabilidade técnica e econômica deste modelo de gestão compartilhada, em conformidade com a lei nº 11.445/2007 (Lei Nacional do Saneamento Básico), em conjunto com a lei nº 11.107/2005 dos Consórcios Públicos e da Gestão Associada.

“Estamos discutindo a implantação de um consórcio intermunicipal de gestão dos resíduos sólidos, uma vez que os municípios não conseguem obter recursos suficientes, ou mesmo pessoal técnico, para realizar o tratamento adequado do lixo. Neste sentido, uma parceria seria interessante para todos”, comentou a prefeita.
As conversas continuarão para que haja melhor entendimento com outros municípios da região.

Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.