Contrato de concessão da BR 381 será assinado nesta quarta-feira

Está marcada para esta quarta-feira (22) a assinatura da concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, que passa a ter gestão pelo setor privado.

O trecho, que ganhou o apelido de ‘Rodovia da Morte’ devido ao alto índice de acidades com vítimas fatais, passará a ser administrado pelo grupo 4UM Investimentos. A concessionária venceu a disputa ao apresentar a proposta de desconto com a menor tarifa de pedágio.

A empresa ficará responsável por conduzir obras estruturantes e conservar a manutenção da BR-381/MG, elevando os padrões de segurança para quem trafega por esta estrada.

O projeto inclui a duplicação de 106 quilômetros de rodovia, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres, entre outras obras.

A assinatura do contrato estava prevista inicialmente para o dia 28 de novembro de 2024, mas a concessionária pediu um prazo extra de 45 dias para apresentar a documentação junto ao governo federal.