Reportagem em vídeo: Manhuaçu recebe 1028 doses e inicia vacinação contra a Covid-19
As três caixas contendo 6.080 doses de vacinas Coronovac chegaram na manhã desta terça-feira,19, na cidade de Manhumirim, trazidas por um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O material foi recebido pelo Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau, que será responsável a coordenar a distribuição da vacina Covid-19 aos 34 municípios do território da SRS. Coube a cada município buscar as doses de vacina na unidade regional, com o apoio da Polícia Militar. A distribuição foi realizada em tempo recorde, seguindo todos os critérios com a presença de um técnico para realizar o monitoramento da vacina, até o local de destino.
Pessoas que acompanharam o pouso da aeronave definiram como sendo “o voo da esperança”, para toda a sociedade, principalmente para a região que nos últimos dias tem acompanhado o aumento de mortes pelo novo coronavírus. Hospitais lotados e muita gente na fila, aguardando vaga para internação. A situação dos últimos dias tem mexido até mesmo com o emocional dos profissionais, que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19.
Para atender a demanda, a Secretaria de Estado de Saúde trabalha em um plano de vacinação, que vem sendo discutido desde setembro do ano passado. Cada município estará adequando para realizar a vacinação contra a Covid-19, obedecendo o Programa Nacional de Imunização (PNI).
Durante a coletiva de imprensa, que contou com a presença da prefeita, Maria Imaculada Dutra, profissionais da área de saúde, Hospital Cesar Leite e representantes do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Ana Lígia de Assis destacou, emocionada, na tarde desta terça-feira, dia 19, que a 1a fase da vacinação será destinada a profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19. Também as pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas (instituições de Longa Permanência para idosos), pessoas institucionalizadas maiores de 18 anos (portadores de deficiência) e população indígena vivendo em terras indígenas.
Segundo Ana Lígia de Assis, a equipe de Epidemiologia está preparada para iniciar as ações e, assim, possibilitar que a batalha continue com menos risco. “Manhuaçu recebeu 1028 doses da vacina. “Esse momento é muito emocionante para todos nós e, em especial para os profissionais que atuam no combate à Covid-19. Aqui renasce uma nova esperança e, nos faz buscar a força para vencer essa batalha. Por isso escolhemos quatro pessoas, para representar a todos”, relata Ana Lígia de Assis.
A primeira pessoa no município a tomar a vacina Coronavac foi a auxiliar de serviços gerais do Hospital Municipal, Marilande Severino Simeão, de 60 anos. “Não tenho como descrever esse momento para vocês. A alegria é saber, que estamos recebendo a vacina, para continuarmos a nossa luta”, disse.
Também foram vacinadas, a enfermeira coordenadora das Unidades Covid, Ana Paula Oliveira Verly, 35 anos, a técnica em enfermagem, Alessandra de Oliveira Cândido, 40 anos, que está trabalhando desde o início da pandemia na Unidade de Apoio Respiratório e, o médico e ex-secretário de saúde, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, 77 anos. Esses profissionais foram escolhidos, representando a categoria que durante esse tempo está na linha de frente da Covid-19.
Em entrevista, Dr. Luiz Prata disse de sua felicidade, em receber a vacina Coronavac. Somados 51 anos de profissão, o médico relata que o momento é de emoção e alegria. “Ao ser escolhido pela secretária de saúde, significa o reconhecimento pelo serviço prestado a Manhuaçu. Fiquei feliz. Um sonho ver essa equipe de volta aqui, trabalhando por uma política social, para que haja mais aproximação entre o serviço de saúde e a população. Me orgulho de tudo isso”, ressaltou Dr. Luiz Carlos Lemos Prata.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte enfatizou a necessidade de a população manter a higienização, usando álcool em gel, máscara e manter o distanciamento, a fim de evitar a contaminação. “Com relação a vacinação, a população deve ficar tranquila. Durante todo o ano estaremos realizando a vacinação. A ansiedade toma conta de todos para receber a vacina e, assim estaremos trabalhando para atender a demanda”, frisa Maria Cristina Caldeira.
Veja a reportagem completa sobre a chegada das doses e o início da vacinação contra a Covid-19 em Manhuaçu:
Confira galeria completa:
Texto: Eduardo Satil
Fonte: ASCOM SMS