Coronel Fabriciano e o Comitê Gestor de Crise de Ipatinga anunciam adesão ao programa Minas Consciente
Inseridos na Onda Amarela, municípios flexibilizam novos segmentos de atividades.
O Comitê Gestor de Crise de Ipatinga decidiu ontem, por unanimidade entre os representantes presentes, pela adesão do município ao programa ‘Minas Consciente’, do Governo do Estado, o que significa situá-lo na chamada Onda Amarela, que representa maior flexibilização das regras restritivas de combate à pandemia.
A medida será oficializada com a publicação de decreto pelo Executivo, até esta quarta-feira (2), conforme foi anunciado em reunião realizada na PMI. Com a nova decisão, o município mantém abertas todas as atividades econômicas já em funcionamento, como comércio de rua, shopping, bares e restaurantes, e amplia o leque de liberação para outros setores.
O Executivo de Ipatinga também informou que a partir desta quarta-feira (2) o acesso ao Parque Ipanema estará franqueado, após a paralisação de alguns meses para obras de revitalização. Os quiosques também voltarão a funcionar, seguindo as normas sanitárias.
Nos próximos dias, clubes de lazer, escolas de idiomas, pré-vestibulares e outros cursos extracurriculares, escolinhas de futebol, livrarias, autoescolas e atividades esportivas em locais abertos, dentre outros, também poderão ser reabertos na cidade, seguindo um rígido protocolo sanitário que está sendo construído entre o Executivo e os segmentos.
Durante a reunião, a Administração municipal informa que irá criar protocolos sanitários, junto aos novos segmentos flexibilizados, para que a abertura seja realizada de forma segura. Nesta quarta (2) e também na quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde realizará em determinados pontos da cidade uma blitz educativa com intuito de orientar a população sobre a necessidade de manter certos cuidados.
Coronel Fabriciano
O município de Coronel Fabriciano também anunciou adesão ao Plano Minas Consciente, do Governo do Estado, sendo inserido na onda amarela, assim como a macrorregião de saúde do Vale do Aço. O plano orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado diante da pandemia do Covid-19. O comunicado foi feito pela Administração de Fabriciano ao governo do estado na última semana, que publicou o decreto informando a adesão agora.
De acordo com o plano, nesta fase, são permitidos os funcionamentos de bares (consumo no local); Autoescolas e cursos de pilotagem; Salões de beleza e atividades de estética; Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; Papelarias, lojas de livros, discos e revistas; Lojas de roupas.
O Superintendente Regional de Saúde, Ernany Duque afirmou que é positiva a adesão do município de Coronel Fabriciano à proposta, pois organiza a retomada gradual do comércio, serviços e outros setores, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantem a segurança da população.