CRLV 2019: Carros sem licenciamento serão apreendidos em Minas
Os motoristas de carros com placas de final 1 a 5 devem ficar atentos em relação a quitação dos impostos e taxas para liberação de documentos dos veículos. Se houver alguma irregularidade em relação ao licenciamento 2019, o motorista corre o risco de ser autuado, multados e ter seu veículo aprendido. A exigência começou a valer no início deste mês de agosto. Já os veículos com placas de final 6 a 0 a obrigatoriedade é a valer a partir de 1º de setembro.
De acordo com o Detran-MG, caso o condutor em situação irregular seja parado em uma blitz, a multa será de R$ 293,47, por infração gravíssima, com sete pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o veículo será apreendido e removido para o pátio do Detran.
A novidade este ano é que o condutor não precisa mais necessariamente portar o Certificado de Registro de Veículo (CRLV). Em caso de ausência do documento, os próprios agentes de trânsito farão a consulta no sistema, confirmado se ele foi mesmo emitido. Até o ano passado, caso o condutor fosse flagrado circulando sem o CRLV, ele era autuado em infração leve, com multa de R$ 53,20, mais três pontos na CNH e apreensão do veículo.
Condutores que ainda não tenham efetuado o Licenciamento devem, inicialmente, conferir no site do Detran se há algum tipo de impedimento em relação ao veículo, como possíveis débitos de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), seguro obrigatório ou multas. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo LigMinas, no número 155.