Encontro Regional dos Bombeiros presta homenagem às vítimas do 11 de setembro

Esse foi o l Encontro Regional de Bombeiros, reunindo civis e militares de várias regiões do Estado. Visto como um marco na história das categorias, a reunião teve como objetivo integrar e discutir assuntos pertinentes às atividades afins, considerando a missão de proteger a população. A iniciativa foi do Coronel Silvane Givisiez.

Em 2018, Nunes seguia para atender uma suspeita de risco na barragem Sul Superior em Barão de Cocais. Próximo à Ponte Torta, na BR-381, deparou com um acidente envolvendo dois motociclistas. As vítimas sofreram fraturas expostas. “Estávamos em um Fiat Siena, com grandes dificuldades para realizar o socorro. Quem nos auxiliou, foi uma guarnição com bombeiros civis de João Monlevade. Naquele momento, a mão estendida foi a dos bombeiros civis. Isso mostra que somos amigos, parceiros”, recorda Nunes, que elogiou a iniciativa do Coronel Silvane Givisiez de unir e lutar pelo fortalecimento das categorias.
Brigadas municipais
A criação das Brigadas Municipais foi um dos assuntos destacados no Encontro Regional. Para falar sobre o assunto, o Coronel Silvane Givisiez convidou o tenente do Corpo de Bombeiros, Kevin de Almeida Rodrigues. Sob gestão e coordenação técnica do CBMMG, o objetivo é que órgãos municipais credenciados, mediante assinatura de convênio com a corporação, possam estabelecer brigadas municipais compostas por voluntários ou agentes públicos capacitados.

Os primeiros convênios para implementação da Brigada Municipal no Estado estão em fase de implementação nas cidades de Itabirito e Astolfo Dutra. Na área do 11º BBM, presente em 77 municípios, três já se manifestaram interessados em instalar a Brigada: Santa Bárbara, Barão de Cocais e Ipanema.
Para o bombeiro Civil Antônio Barroso, o I Encontro Regional, organizado pelo Coronel Silvane Givisiez, tornou-se um marco com sua proposta de integração e troca de conhecimentos, além de mostrar a oportunidade que surge com a expansão das Brigadas Municipais. Os profissionais poderão atuar em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar, em complementação às ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros.