ESF do Bairro Ponte da Aldeia ganha gabinete odontológico
A Administração de Manhuaçu vem buscando a estruturação dos locais de atendimento em Saúde, com a construção de novas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e reforma de unidades já existentes, além da ampliação dos serviços ofertados, como o atendimento odontológico por exemplo.
Neste final de ano, mais um bom exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Odontologia inaugurou, no último dia 26/12, o consultório odontológico na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Ponte da Aldeia. É mais comodidade para população que, a partir de agora, terá acesso aos serviços relacionados aos cuidados com os dentes, perto de casa.
Agora, já são catorze gabinetes odontológicos em funcionamento no município.
Um dos objetivos da gestão é ampliar e fortalecer o atendimento na atenção primária, inclusive implantando o serviço de saúde bucal dentro das unidades de saúde.
A previsão da coordenação é de que sejam realizados entre 200 a 300 atendimentos por mês e, calcula-se, uma média de 800 a 1100 procedimentos, desde exodontias, restauração, limpeza, escovação supervisionada, avaliação de lesão de câncer bucal, alívio de dor e frenectomia. O trabalho estará sob a responsabilidade da cirurgiã-dentista, Dra. Jaqueline Gomes Dornelas.
Segundo o coordenador do Setor de Odontologia, Lucas Dornelas, o atendimento que passa a ser oferecido na ESF Ponte da Aldeia vem fortalecer ainda mais o trabalho conjunto com a Atenção Primária. Ele conta que, somente esse ano, foram realizados mais de 120 mil procedimentos odontológicos, incluindo tratamento de canal e prótese total (dentadura).
Foram mais de 80 mil escovações ao longo do ano aos escolares, com distribuição de escovas e fio dental. “Estou imensamente feliz com os avanços alcançados no Setor de Odontologia. O gabinete odontológico da ESF Ponte da Aldeia vai facilitar para todos, que são atendidos na unidade. É muito bom. A população estava esperando o consultório odontológico”, destaca Lucas Dornelas.
Fonte: ASCOM SMS