Governador Zema convoca coletiva para anunciar definições de comitê Covid
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, concedem coletiva de imprensa presencial, hoje às 15h30, na Cidade Administrativa, sobre o momento atual da pandemia e as últimas definições do Comitê Extraordinário Covid-19 com relação ao plano Minas Consciente.
Não foi adiantada nenhuma definição, mas com o crescimento no número de casos de infecção pela doença, de variantes no estado e do número de óbitos que no boletim de hoje chegou a 227 nas últimas 24 horas, a expectativa é de anuncio de restrições mais drásticas, inclusive com lockdown em quatro regiões do Estado, que englobam cerca de 220 municípios para conter o avanço da doença
A situação é crítica em relação a ocupação de leitos no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Norte de Minas. Em Montes Claros, no Norte de Minas, a taxa de ocupação de leitos clínicos do SUS está à beira de colapsar, em 97%. Em Coromandel, dezenas de pacientes tiveram que ser transferidos para outras cidades de Minas Gerais por causa da falta de leitos de Covid-19. No Vale do Aço, Ipatinga vem registrando 98 por cento em média na taxa de ocupação de leitos de UTI. Em Timóteo, boletim de hoje aponta mais dois óbitos e o município tem agora 155 desde o início da pandemia.
Mais vacina chegando
O Governo de Minas recebeu nesta quarta-feira (3/3) mais um lote com 285,2 mil doses da vacina CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2) para dar continuidade à campanha de vacinação contra a covid-19 no estado. O carregamento chegou às 8h40, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Sob escolta da Polícia Federal, as vacinas seguiram para a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), de onde serão distribuídas nos próximos dias às superintendências regionais de saúde e aos municípios mineiros.
Assim que as vacinas chegam à Central, a SES-MG confere se o quantitativo e a temperatura das vacinas estão adequados, informa a coordenadora estadual do Programa de Imunização Josianne Dias Gusmão. “Após a conferência, as doses são acondicionadas em câmara fria. É elaborada a planilha de distribuição para os 853 municípios de Minas e o quantitativo que vai para cada Unidade Regional de Saúde”.
Segundo a coordenadora, a planilha de distribuição segue a população estimada do público-alvo do Programa Nacional de Imunização (PNI). O número de doses que as prefeituras irão receber e o público-alvo a ser vacinado serão anunciados a partir de sexta-feira (5/3), após alinhamento com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).
Este é o 6º lote de vacinas que chega ao estado. A maior operação para campanha de vacinação na história de Minas Gerais começou no dia 18 de janeiro, data da chegada do primeiro lote de vacinas, quando foram recebidas 577.480 doses de CoronaVac. A segunda remessa foi composta por 190,5 mil doses de AstraZeneca e, a terceira, com 87,6 mil doses de CoronaVac. Já a quarta remessa foi de 315,6 mil doses de CoronaVac e a quinta 357,4 mil doses de CoronaVac e da AstraZeneca. Com a 6ª remessa, que chega nesta quarta-feira, Minas terá recebido um total de 1.813.780 doses do governo federal.
Fonte: Agência Minas