Hospital Municipal de Manhuaçu passa por melhorias na estrutura

A Prefeitura de Manhuaçu está fazendo melhorias na estrutura do Hospital Municipal de Manhuaçu (antiga UPA). Essas melhorias são reformas em banheiros e enfermarias, para dar dignidade aos pacientes e servidores da Unidade. Esse é o compromisso da administração da Prefeita Imaculada, que é humanizar o atendimento em todas as áreas, mas principalmente na saúde.

A Coordenadora do Serviço de Enfermagem, Norma Braga Valle, destaca que o ambiente influencia na recuperação do paciente, como no trabalho dos servidores. “Um ambiente ventilado, arejado, faz com que a sensação de prazer de estar ali, sendo cuidado ou cuidando, tem um impacto muito positivo. Porque você tem uma condição mais harmônica de trabalho, as coisas fluem melhor, e também pela questão do controle do risco de infecção. Então um ambiente que as vezes ele não está adequado, ele acaba se tornando insalubre para o profissional e colocando fatores de risco para o paciente que está sendo ali cuidado. Então isso é primordial”.

Para o Diretor Técnico do Hospital, o médico Vinicius Valentim, a humanização do atendimento está na dignidade que é ofertada ao paciente e ao servidor. “Em janeiro de 2021, quando a gente assumiu a direção do Hospital Municipal de Manhuaçu, nós encontramos vários setores, várias enfermarias em situação precária. Problemas com o banheiro, com as paredes, com a pintura e reformas foram necessárias, foram urgentes e começamos a fazer por setores. Os pacientes foram remanejados de leitos, para que estas reformas pudessem acontecer e todo mundo está ciente que é para nossa melhoria”.

O diretor salienta que nenhum atendimento foi ou será prejudicado com o andamento das melhorias. “Nenhum trabalho foi interrompido, nenhum paciente foi prejudicado, todos os leitos foram mantidos, os atendimentos de urgência e emergência continuam, não teve nenhum prejuízo no atendimento, pelo contrário, nós já temos algumas enfermarias que já ficaram prontas, os pacientes estão usufruindo das novas instalações, aprovaram e estão satisfeitos. Os pacientes que foram remanejados de quarto, foram por poucos dias, porque são pequenas reformas, são rápidas e ninguém ficou insatisfeito”.

UAR

A Unidade de Apoio Respiratório (UAR) que também faz parte do Hospital Municipal de Manhuaçu, foi a primeira unidade a receber melhorias, inclusive com a mudança para o prédio do antigo SUS. “Reestruturamos o antigo SUS para receber a Unidade de Apoio Respiratório, ficando dentro dos padrões necessários, o que não estava antes. Antes não estava funcionando do jeito adequado, não tinha dignidade no atendimento, não tinha uma estrutura adequada, com muitos mofos. Agora está numa estrutura totalmente adequada, quem recebeu atendimento lá elogiou a estrutura, os profissionais que estão trabalhando lá, estão satisfeitos com a nova estrutura e isso é importantíssimo para o serviço continuar”, destaca o diretor Vinicius Valentim.

Continuidade das melhorias

O diretor ainda informa que as melhorias vão continuar até o Hospital estar totalmente adequado. “A reforma mais urgente foi a UAR, nas duas primeiras semanas, assim que finalizamos a UAR, começamos a reforma da Unidade de Internação. Ainda haverá reformas na Unidade de Urgência, na Portaria, na Pediatria, na Ortopedia, então a gente ainda tem muitas reformas a se fazer. Eu acredito que nos próximos três, quatro meses ainda vamos estar em reforma, até no meio do ano vamos estar com o Hospital todo reestruturado”, finaliza.

Fonte: Secom Prefeitura de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.