Ipatinga e Timóteo decretam estado de emergência. Aulas nas escolas serão suspensas

Em Ipatinga, número de casos suspeitos chega a 40. Em Fabriciano foi confirmado um caso de Novo Coronavírus

A Administração de Ipatinga expedirá até o fim da tarde desta segunda-feira (16) um Decreto que estabelece no município o estado de emergência. O decreto suspende por tempo indeterminado as atividades letivas em todas as escolas da cidade, incluindo as da rede particular, a partir de quarta-feira. Foi definida ainda a interrupção das atividades nas creches, diante da notificação de algumas crianças com quadros gripais.

O estado de emergência foi anunciado em coletiva à imprensa, no final da manhã. O Executivo suspendeu também todas as atividades previstas para comemoração do 56º aniversário do município, no mês de abril, assim como outros eventos públicos e também os particulares que dependam de alvarás. Estão suspensas ainda, temporariamente, as visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O município vai ainda se reunir com às lideranças religiosas acerca cuidados para a realização de celebrações religiosas, missas e missas e cultos nesse período..

No momento, Ipatinga tem um caso de coronavírus confirmado e com quarentena de isolamento cumprida, e outros 40 suspeitos, segundo balanço divulgado hoje. Os resultados de exames dependem dos laboratórios especializados. Até o momento três casos foram descartados. Um balanço de casos do dia deve ser divulgado até o final da tarde.

Vacinação contra a gripe

Para que a ocorrência de outras doenças semelhantes não dificultem o diagnóstico de pacientes que tenham contraído o novo coronavírus (de menor letalidade que os dois anteriores, mas muito mais transmissível), foi antecipada a campanha de vacinação contra a gripe. A partir do próximo dia 23 já estarão sendo vacinados os idosos (com idade acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde. A partir de 16 de abril, a vacina estará disponível para professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Crianças de seis meses a seis anos, assim como doentes crônicos, adultos com idade de 55 a 59 anos, grávidas, puérperas e em condições especiais deverão se vacinar a partir de 9 de maio.

Timóteo

A reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus de Timóteo – a segunda em cinco dias -, realizada hoje em Timóteo, anunciou a adoção de algumas ações, buscando preservar a saúde da população e evitar a transmissão do vírus. Uma das iniciativas é a decretação do estado de emergência sanitária em Timóteo.

Entre as medidas contidas no decreto, as aulas na rede municipal de ensino, incluindo creches, educação infantil, de jovens, adultos (EJA) e Apae serão suspensas entre quarta-feira (18) e o dia 22. A recomendação é para que as aulas dos programas Humanizar e Andança sejam suspensas imediatamente, assim como as visitas ao Sodalício Tio Questor. As próximas rodadas do Campeonato Verão também serão adiadas.

Objetivo é redobrar a atenção, principalmente em relação à aglomeração de pessoas e ao público idoso. A orientação é válida também para os cultos e missas. A programação em comemoração ao Dia da Água, organizada pelos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA) também está suspenso. No paço municipal, a ideia é evitar a concentração de pessoas, priorizando o agendamento para os serviços quando for possível essa modalidade.

As férias de servidores públicos municipais da área da saúde também serão suspensas nos próximos dois meses para não desfalcar as equipes de atendimento. A UPA e o Hospital Vital Brazil irão restringir a presença de acompanhantes nas dependências das respectivas unidades como medida preventiva. Em caso de dúvidas o cidadão pode contactar a Vigilância Epidemiológica de Timóteo pelo telefone 3847-7629.

Coronel Fabriciano

No município de Coronel Fabriciano, que registrou no fim de semana o primeiro caso confirmado de novo Coronavírus, medidas também foram anunciadas hoje. A paciente infectada é uma jovem de 32 anos, residente na Europa que veio para a casa da família. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida na sexta-feira, dia 13, no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena.

Após ser comunicada sobre o caso, a equipe da Secretaria de Governança da Saúde, formada por um médico, uma enfermeira da Atenção Básica e uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, esteve na residência da paciente e comunicou o resultado oficial do laboratório, positivo para Coronavírus. Durante a visita, a paciente e os familiares receberam todas as informações sobre os cuidados necessários.  Informamos que no momento a paciente está estável e em isolamento domiciliar.

No município, a administração anunciou agora à tarde que as aulas da rede municipal de ensino serão suspensas a partir de amanhã, terça-feira (17). O retorno das aulas está marcado para a próxima segunda-feira (23). O Executivo pede que pessoas que tiveram contato com alguém doente ou que tenha viajado para países, onde a epidemia do coronavírus é mais grave, entre em contato com a Central de Atendimento Eu Saúde pelo telefone: 99674-7623.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.