Legionárias e profissionais de comunicação se despedem de Ruth Espechith em Manhumirim
A semana foi marcada na cidade de Manhumirim e região com a nota triste do falecimento, na quarta-feira (06/10) de Ruth Espechith Esser, senhora muito querida pela atuação marcante no trabalho de evangelização, principalmente com a Legião de Maria. Por muitos anos, Ruth Espechith, ao lado de Zely Mota Mussi, ocupou espaço na Rádio Manhumirim, para ampliar o trabalho de evangelização que já faziam na comunidade, levando a voz e orientações às populações mais distantes.
Foram 50 anos juntas que as perseverantes católicas, convictas e praticantes legionárias, apresentaram o “Programa Legião de Maria No Ar”, que começou em 1960 na Rádio Manhumirim, sempre no mesmo horário das 15h30, desde o tempo que a emissora ainda funcionava como um sistema de alto falantes na cidade.
Vários profissionais tiveram o privilégio e a alegria de acompanharem o programa ao vivo, trabalhando na mesa de som, com as comunicadoras evangelizadoras dona Ruth e dona Zely. “Descanse em paz dona Ruth Esser, que nos deixou no último dia 06 de novembro e dona Zely Mussi, que partiu já a alguns anos e que agora vão se encontrar no reino eterno para viver a plenitude da vida eterna ao lado de Deus”, lembrou o profissional Amarildo Teixeira. ““Nada é tão sublime que uma vida totalmente entregue a Deus, que as almas das Legionários, pela misericórdia de Deus, descansem em paz”, completou Amarildo, que comanda o programa diário “A Tarde é Nossa”, na Rádio Manhumirim.
Outro profissional que atuou por muitos anos na Rádio Manhumirim, inclusive auxiliando como operador no programa com as legionárias foi Teógenes Nazaré. Ele recorda com saudade os momentos que passou juntamente com as duas. “Elas sempre chegavam juntas na emissora, vagarosamente vinham conversando e traçando o novo programa que seria exibido, tudo era feito com imenso carinho e perfeição. Estive com elas nas décadas de 80 e 90, era sonoplasta”, comentou.
Teógenes Nazaré destaca, além da dedicação e compromisso das duas diariamente, as mensagens especiais e o português perfeito. “As vozes de Zeli e Rute, ecoavam fortemente levando alegria, espiritualidade e paz aos Lares, veículos, Lojas e aos trabalhadores rurais no campo. Tenho certeza que muitas pessoas puderam levar consigo, aquele aprendizado vindo através das lindas e frutíferas mensagens de fé e esperança que partiam do mais profundo de seus corações”, lembrou.
“Hoje vocês não estão mais entre nós, as luzes se apagaram para sempre, mas suas marcas irão se manter neste mundo eternamente. Pessoas especiais como vocês nunca desaparecem totalmente, apenas seguem caminhos diferentes e permanecem onde realmente importa: no coração de todos que amam vocês. Tempo algum apagará jamais sua importância para todos nós que soubemos ouvi-las, e aprender o verdadeiro sentido da vida através do programa “Legião de Maria no AR”, concluiu Teo Nazaré.
Texto: Amarildo Teixeira
Edição: Júlio Oliveira