Vídeo: Maior enchente em Manhuaçu traz perdas para moradores e comerciantes
Por Júlio Oliveira
Vídeo: Téo Nazaré
Passado o momento de apreensão e correria com a cheia rápida do Rio Manhuaçu, atingindo casas e estabelecimentos comerciais em vários bairros, inclusive na região central da cidade, moradores agora aguardam que o nível da água baixe por completo e retorne à caixa normal do rio.
Sem ter como voltarem para suas casas, muitos moradores procuram casas de amigos e parentes para passar essa noite de sábado (25/01) para domingo. Alguns, mesmo ilhados, preferiram permanecer em suas residências para cuidar do que resta e evitar novas surpresas.
Muitas famílias perderam seus pertences, incluindo mobiliário da casa, eletrodomésticos, colchões, vestuário e alimentação. Por isso, além da sujeira deixada pela lama invadida, não tem como voltar para casa e retomar a vida normal. Os moradores que tiveram suas casas invadidas pelas águas começam agora a contabilizar os prejuízos e realizar a limpeza dos locais, já pensando num possível retorno rápido com a estiagem.
O mesmo acontece também com os comerciantes, muitos que tiveram seus estabelecimentos também inundados, incluindo dos setores de supermercado, roupas, utensílios, eletrodomésticos, de materiais de construção e iluminação, entre outros, que também contabilizam os prejuízos.
Além daqueles afetados diretamente, todos os moradores, comerciantes e empresários da cidade aguardam também uma avaliação dos danos pelo poder público do município e um posicionamento em relação a limpeza e recuperação dos danos provocados para que a cidade volte ao normal.
Muitas entidades, organizações, clubes e igrejas já iniciaram na cidade campanha de solidariedade, buscando arrecadar donativos de todo tipo, que possam ser repassados para essas famílias que perderam seus pertences. Campanhas buscam mobilizar toda a cidade para colaborar com os desabrigados.
A enchente que atingiu a cidade é considerada uma das mais intensas já vistas pelos moradores. A reportagem do Cidade Total e TNTV Web continua acompanhado a movimentação em relação as chuvas e a preocupação dos moradores atingidos. Confira com o repórter Téo Nazaré: