Manhuaçu adota toque de recolher para a população

Mais três mortes registradas em Manhuaçu

Os moradores ficaram surpreendidos na noite de ontem (quinta-feira), com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e um carro de som, orientando as pessoas a permanecerem em casa, adotarem medidas como o uso de máscara e álcool em gel e somente em casos de necessidade irem à rua. O toque de recolher entre 20h e 5h passou a valer, como foi orientado pelo governo de Estado aos municípios da Microrregião, que estão na Onda Roxa.

 

 

O objetivo das medidas é conter o avanço da pandemia, de acordo com o os órgãos do Estado. Em nota oficial, a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada disse que não concorda com todos os termos da normativa do Estado. Mas por conta da imposição, informa que devem ser obedecidas as determinações contidas no ato do Governo de Minas, inclusive no que se refere ao toque de recolher das 20h às5h. A SES-MG ressalta apenas que o tempo de restrição da onda roxa é de 15 dias. Após este período, é possível avaliar se a rede de saúde estará reequilibrada.

Reuniões com vários segmentos das sociedade civil e Comitê de Crise da Covid-19 tem acontecido constantemente. No encontro de ontem ficou acertado que serão analisadas as possibilidades técnicas e legais, com vistas a flexibilização da referida norma, com relação ao funcionamento do comércio e das atividades não essenciais, regulamentando a matéria por meio de Decreto Municipal. De acordo com a assessoria, a fiscalização será intensificada e mais rígida nesse final de semana e, somente na segunda-feira será editado um Decreto mais flexível.

População ignora a doença

Mais três pessoas morreram na noite passada no Hospital Cesar Leite, vítimas da Covid-19, uma de Manhuaçu, Lajinha e Mutum. Mesmo assim, boa parte da população insiste em circular pelas ruas sem o uso da máscara e mantendo o distanciamento social, que são medidas para evitar a contaminação do novo coronavírus.

Comerciantes continuam permitindo a entrada de clientes sem estarem usando a máscara. Enquanto outros aglomeram sem os cuidados necessários. Ao que parece, acham “feio” usarem máscara para evitar a contaminação e, assim, pagam para ver o resultado. Em nada contribuem para ajudar a conter o avanço da pandemia.

 

Texto: Eduardo Satil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.