Manhuaçu, Caratinga e Mutum na lista de 47 novos casos suspeitos de Coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais está investigando 260 casos suspeitos do novo coronavírus, incluindo suspeitas em Manhuaçu, Caratinga, Mutum e no Naque, além de Ipatinga e Santana do Paraíso, e os novos casos que surgiram agora de Timóteo, que ainda não entraram na lista. Número é aproximadamente 22% maior que o divulgado na última terça-feira, quando eram 213.
Até agora apenas uma pessoa foi diagnosticada com a doença. Trata-se de uma mulher de 47 anos de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, que voltou de uma viagem à Itália no início do mês. O número de pessoas com suspeita do Covid-19 é diferente dos dados que o Ministério da Saúde apresenta, que é de 117. Isso acontece devido ao processo de avaliação, que, de acordo com a SES, é dinâmico, e ao horário diário de fechamento de dados.
Ao todo, a secretaria foi notificada de 279 casos: 260 em investigação, um confirmado e 18 descartados. Constam na lista do Estado, no Vale do Aço e Leste de Minas, um caso suspeito no Naque, um em Santana do Paraíso, um em Viçosa e dois em Governador Valadares. Em todo o país, são 52 pessoas diagnosticadas com a doença, de acordo com o Ministério da Saúde, e não houve nenhuma morte. Há 907 casos em investigação.
Em Timóteo, a Vigilância Epidemiológica informou que quatro pessoas de uma mesma família, que retornaram recentemente de Orlando, EUA, estão em isolamento domiciliar após duas apresentarem sintomas gripais. Como retornaram dos Estados Unidos no dia 5 de março foi ativado alerta para monitoramento de casos suspeitos de Covid-19.
Ambas procuraram atendimento no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, que recomendou isolamento domiciliar. A primeira paciente, de 18 anos, apresentou um quadro de dor de garganta, mas nega febre. Já a segunda paciente, de 49 anos, tinha um quadro de tosse, mialgia, obstrução nasal e coriza.
Elas permanecerão em isolamento domiciliar por um período de 14 dias ou até sair os resultados das amostras de exame. A Vigilância Epidemiológica de Timóteo informou que as pacientes estão tranquilas e passam bem. Foi solicitada uma relação de pessoas com as quais elas mantiveram contato para a adoção de medidas preventivas. Amanhã, sexta-feira, uma equipe de saúde da rede municipal fará uma visita às pacientes que estão em isolamento para monitoramento e avaliação do quadro clínico.