Manhuaçu permanece na onda amarela do Minas Consciente

Oito áreas permanecem na fase mais flexível do plano de retomada da economia

 

A macrorregião de Saúde Leste do Sul, onde está incluída Manhuaçu, permanece na Onda Amarela, do plano Minas Consciente. Decisão foi tomada durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid 19, realizada nesta quarta-feira. A onda Amarela, em que a região de saúde já vinha inserida, permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza.

A região Leste, onde está Governador Valadares, é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar. Pela decisão do Comitê extraordinário apenas a macrorregião de Saúde Sul teve regressão de onda nesta quarta-feira (25/11), quando ficou constatado o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.

O Comitê Extraordinário Covid-19 também publicou uma retificação em relação à cidade de Teófilo Otoni. O município identificou um equívoco na duplicidade do preenchimento de novos casos da semana anterior. Desta forma, a macrorregião Nordeste, que estava na onda vermelha, passa para a onda amarela. As demais regiões na onda amarela são Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste.

Já as regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou.

Até o momento, 657 cidades mineiras aderiram ao plano Minas Consciente, impactando 13,4 milhões de pessoas. Neste contexto, 537 cidades do estado com menos de 30 mil habitantes registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

 

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.