Manhumirim tem a maior imagem de Jesus crucificado
Um monumento em Manhumirim, inaugurado em março deste ano de 2019, no dia do aniversário da cidade, já é comprovado o segundo maior Crucifixo do mundo e a maior imagem de Jesus crucificado esculpida do Brasil.
A obra é de autoria do artista plástico João Rosendo, que há anos sonhava em ver a aspiração concretizada. O mesmo autor de mais esta proeza, já é reconhecido por inúmeras e famosas obras pelo Brasil, dentre elas, a do Menino Maluquinho, que foi muito elogiada pelo seu autor, inspirador e mestre da leitura infantil, Ziraldo. A obra fica localizada na cidade de Caratinga. Outro monumento de destaque do artista plástico esta em Manhuaçu. A gigantesca obra do Cafeicultor, símbolo dos cafeicultores localizada no trevo da cidade.
Sobre a história de implantação do Cruzeiro em Manhumirim, João Rosendo ressaltou que a ideia começou no ano de 1952, quando foi inaugurado um cruzeiro no local. Na época já havia o sonho de afixar na cruz, uma imagem de Jesus. Só que na ocasião, havia existiam dois portugueses que trabalhavam com tal escala, e vinha ao Brasil apenas uma vez por ano, ficando hospedados no Rio de Janeiro onde atendiam as encomendas. Mas naquela ocasião, o sonho não pôde ser realizado, pois o trabalho ficava muito dispendioso, fora da realidade do grupo de compradores de café, comerciantes católicos e fiéis, que se juntaram para arrecadarem o capital para a construção do cruzeiro.
Segundo antigos moradores, todo o trabalho foi resultado de uma promessa que os comerciantes de Manhumirim fizeram para o Bom Jesus, pedindo livramento das terríveis enchentes que castigavam a cidade”, conclui o artista.
Além da grande comemoração de inauguração da obra, recentemente ela foi cenário de um lindo casamento comunitário envolvendo dezenas de casais da cidade e região.
De março até a presente data o local já foi visitado por mais de trinta mil pessoas, que assinam um livro de presença que fica em poder dos vigias do local.
O artista plástico João Rosendo, os vereadores Roberto Bob, Jésus Aguiar e João da Casa Franco com o prefeito Luciano Machado da Silva no momento da inauguração.
O artista plástico João Rosendo, sentiu-se lisonjeado com a execução desta magnifica obra, que já se transformou em referência de turismo religioso em todo o estado de Minas e alcançando em breve espaço de tempo vários estados do Brasil, e que será mais um marco histórico da cidade de Manhumirim.
Um vídeo, produzido por João Rosendo, conta com detalhes, a história da construção do Cruzeiro, hoje uma realizada e sempre vistada por muitas pessoas, considerada uma atração turística em Manhumirim.
Reportagem de Teógenes Nazaré / Portal Cidade Total