Meta na vacinação de cães e gatos é alcançada em Manhuaçu
No período compreendido entre 09 a 23 de setembro, os setores de Vigilâncias em Saúde e Ambiental desenvolveram a Campanha Antirrábica, para cães e gatos. Em todo o município, o trabalho foi executado por Agentes de Endemias em todos os ESFs, além de postos que foram instalados em pontos estratégicos, a fim de facilitar o acesso dos proprietários de cães e gatos aos vacinadores.
A imunização foi feita nos setores urbano e rural, com o objetivo de atingir o máximo de animais pelas equipes, para garantir a cobertura durante o período.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Lorena Gonçalves, a vacinação alcançou a meta desejada, com um número de 11 mil animais vacinados. Os profissionais tiveram toda dedicação e, o envolvimento com as comunidades foi fundamental para atingir os 100% .
A vacinação de cães e gatos é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana.
Para Lorena Gonçalves, embora tenha alcançado a meta no setor urbano, o trabalho continuará na zona rural até o dia 23 de outubro. “Vamos atender o setor rural e distritos, pois faltam apenas 300 animais. Para isso, pedimos aos faltosos que levem os animais até o local de vacinação contra a raiva”, detalha Lorena Gonçalves.
Texto: Eduardo Satil.