Minha Casa, Minha Vida: Prefeitura presta esclarecimentos sobre as obras atrasadas
A construção do Conjunto Habitacional Clube do Sol, em Manhuaçu, como parte do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, de sonho e esperança para muitas famílias que esperam uma casa própria para morar, acabou se transformando em um pesadelo que se arrasta já por mais de uma década.
As obras iniciadas em 2009, vem se arrastando aos longos dos anos e a ultima empresa contratada pela Caixa abandonou as obras em novembro de 2018, com cerca de 90% dos apartamentos concluídos e desde então, nada mais foi feito no canteiro de obras. A contratação das empresas para execução da obra é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal é responsável pela parte assistencial às famílias.
A previsão de entrega dos apartamentos era no final do mesmo ano de início da obra, ou seja, até dezembro de 2018. “Em fevereiro daquele ano, a Prefeitura de Manhuaçu realizou o sorteio das 370 famílias aptas a concorrerem a um dos 288 apartamentos do conjunto habitacional e esta demora na conclusão das obras tem nos angustiado, assim como as famílias”, disse a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Carolina Baraky.
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, uma nova licitação foi aberta e o contrato com a empresa ganhadora já foi assinado. “Então, segundo essa informação, os apartamentos serão concluídos em oito meses, após a retomada das obras”, completa.
Nesse período de paralisação da construção dos apartamentos, a Prefeitura continua junto às famílias sorteadas cumprindo a fase de documentação. Para a Assistente Social, Leslie Moraes, a apresentação de todos os documentos solicitados pela caixa é muito importante para as famílias passem para a próxima etapa, que é o contrato com a caixa. “Temos ainda 60 famílias pendentes de documentação e se não nos apresentar os documentos que estão faltando, elas poderão ser excluídas do programa. Ainda estamos dentro do prazo estipulado pela Caixa, mas não poderemos esperar muito tempo, pois esse prazo vence”, relata Leslie.
Para obter informação sobre prazos e documentação exigida pela Caixa Econômica Federal, a família que foi contemplada com o sorteio que lhe dá o direito de se candidatar a um dos apartamentos do programa, deve procurar a sede da secretaria, no centro de Manhuaçu.
Fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu