Mobilização dos Caminhoneiros no vale do aço já foi encerrada
A mobilização dos Caminhoneiros no Vale do Aço, iniciada agora pela manhã, com paralização concentrada na BR 381 no bairro Horto, na pista de chegada a Ipatinga, já foi encerrada. O bloqueio foi suspenso após conversa entre os organizadores e Policiais Rodoviários e os caminhões voltaram a circular.
Veículos de carga começaram a ser parados no bairro Horto por volta de 09hs, em mais uma mobilização dos caminhoneiros. Também em Governador Valadares foi iniciado o bloqueio de caminhões na BR-116. A categoria está insatisfeita com a tabela do frete divulgada na quinta (18) pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)
As alterações, publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na quinta-feira (18), determinam que o cálculo do frete mínimo passará a considerar 11 categorias na metodologia para os diferentes cálculos dos pisos mínimos. Antes, o cálculo não se baseava em categorias. Entre as categorias de cargas estão os transportes de graneis sólidos, líquidos, cargas frigorificadas, cargas conteinerizadas e transportes de cargas perigosas em diferentes modalidades, sólidas e líquidas.
Enquanto isso, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou hoje que será suspensa a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que estabeleceu regras para o cálculo do piso do frete rodoviário. Segundo o ministro, vai ser aberta uma nova rodada de negociação com os caminhoneiros. Há uma reunião prevista para quarta-feira (24).