Moradores de Matipó participam de simulado de evacuação em caso de rompimento de barragem

A cidade de Matipó esteve movimentada neste domingo (27/10) com a realização do 1º Simulado de evacuação dos moradores. O treinamento é previsto para orientar as pessoas no município e a equipe de mobilização no caso de rompimento da barragem EB II, da empresa Samarco, que está localizada no distrito de Padre Fialho, pertencente à cidade de Matipó.

Segundo informações do Comando da Companhia do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, foram empenhados 6 militares da 2ª Cia/ 11º BBM – Manhuaçu para a atividade, divididos em duas guarnições.

As sirenes tocaram às 9h como aviso para início da evacuação de treinamento. Com o aviso, uma das guarnições deslocou da 2ª Cia, em Manhuaçu, em direção ao local do simulado para que fosse cronometrado o tempo de resposta. O tempo gasto no deslocamento foi de 35min com uma distância percorrida de 49,4km. A segunda guarnição permaneceu nos pontos de encontros estabelecidos, apoiando na recepção e controle dos moradores envolvidos no simulado.

A atividade de evacuação teve duração de 1 hora (9h às 10h) e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prefeitura de Matipó, Defesa Civil Municipal, Samarco, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade Univértix e imprensa local.

O público alvo eram 205 moradores que estão na possível rota da mancha ou lama em caso de rompimento da barragem. Compareceram nos pontos de encontro e aderiram ao simulado 374 moradores do distrito de Padre Fialho. Desse quantitativo (374) estão sendo computados o número de moradores que fazem parte da área afetada (205) em caso de rompimento da barragem.

O simulado transcorreu sem alteração e após avaliação do trabalho desenvolvido os militares da 2ª Cia retornaram ao ponto zero.

Confira a galeria de imagens do treinamento, com as fotos enviadas pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.