O adeus ao jornalista Wagner Orlandi
Manhuaçu e região perderam nessa segunda-feira (09/11/2020) o talento com as letras de Wagner Orlandi. Com longa atuação na redação do Jornal Tribuna do Leste, atendendo a cidade e outros municípios da Comarca, Wagner Orlandi era dedicado também na Cultura, pessoa marcante cuidando dos livros e outras obras no Palácio da Cultura. Também ocupava uma cadeira na Academia Manhuaçuense de Letras.
Além da própria direção do Jornal Tribuna do Leste, onde atuou por muitos anos, e a Academia Manhuaçuense de Letras, que deixaram mensagens especiais de despedida juntamente com seus familiares, alguns amigos também se manifestaram. Entre eles, Eduardo Satil, com quem trabalhou por muitos anos. e que deixou uma mensagem especial nas redes sociais, marcando essa despedida.
“O amigo das redações e de várias caminhadas, sempre com a sua voz pacata e olhar atento aos fatos, para realizar suas reportagens detalhadas no Jornal Tribuna do Leste, onde trabalhou por longos anos, agora nos diz adeus. Atendia Manhuaçu e outros municípios/Comarcas onde o jornal era órgão oficial.
Profissional de Imprensa zeloso, companheiro e sempre bem humorado no campo de atuação, independentemente da Hora da Notícia. A notícia era produzida na máquina de datilografia, mas, para o bom repórter era apenas mais tarefa cotidiana.
Wagner Orlandi dos Santos, 88 anos, morreu nesta segunda-feira, dia 9 de novembro. Nos deixa um legado de conhecimento, que sempre foi sua peculiaridade na redação do jornal, além de nos ensinar “o segredo”, para se tornar um bom repórter.
Foi amigo nas redações, no bate papo da esquina. Como Acadêmico sempre demonstrou sua capacidade intelectual. Sempre foi exigente com o emprego da Língua Portuguesa. Homem culto, de escrita fácil e de bom coração. Mas hoje, quis assim o destino cessar seus passos, o click e suas mãos, num momento em que você ainda lutava para viver.
Amigo, aqui a gente continua a caminhada sem poder contar contigo. Mas, quantas coberturas partilhamos lado a lado e, de repente, simplesmente silencia o seu mundo.
Foi maravilhoso dividir a redação com você, meu grande professor e jornalista Wagner Orlandi. O eco do seu grito e suas belas escritas, agora serão ouvidos no infinito. Aqui você deixa uma saudade imensa, em todos que trabalharam, conheceram e conviveram com você. Trabalhar com você foi muito bom. Foi orgulho para mim. Que Deus te receba de braços abertos, para viver a eternidade. Tudo do amigo jornalista, eternizará para sempre.”
O velório do jornalista Wagner Orlandi será nesta terça-feira, de 8h às 10h, na Casa de Cultura de Manhuaçu.
Texto: Eduardo Satil
Adaptação : Júlio Oliveira