Onda Roxa vai prosseguir por pelo menos mais uma semana em Minas

O Comitê Extraordinário Covid-19 – grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado – definiu durante reunião ontem pela continuidade da Onda Roxa em praticamente todo o Estado de Minas Gerais por mais uma semana, passando a valer a partir do dia 5/4.

Apenas a macrorregião de Saúde Triângulo do Norte, primeira a ser inserida na fase mais restritiva do plano onde ficou por cerca de 30 dias, apresentou melhora em todos os indicadores relacionados à covid-19 e pode avançar para a onda vermelha.

As outras localidades, incluindo o Vale do Aço e Leste do Sul, ainda não apresentaram uma queda sustentada na taxa de óbitos e de ocupação em leitos de UTI e, por isso, deverão seguir as medidas mais restritivas pelo menos até 11 de abril. As medidas são reavaliadas a cada sete dias pelo Comitê.

Na última semana, Minas Gerais apresentou aumento de 6,9% no número de casos e de 8,1% nos óbitos. A incidência da doença cresceu 20% nos últimos 7 dias e 41% em 14 dias. A positividade atualmente é de 43%, o que significa que esse é o percentual de resultados positivos para covid-19 entre pacientes com sintomas gripais.

A incidência da doença também vem aumentando em cidades com menos de 30 mil habitantes. Atualmente, são apenas 93 municípios desse porte com menos de 50 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Na última semana, o número era de 141.

 

Fonte: Agência Minas