Patrulha de trânsito mantém rigor na fiscalização de infrações na área central da cidade
A Polícia Militar mantém diariamente o policiamento de trânsito na área central da cidade de Manhuaçu. O objetivo é contribuir para a melhor fluidez dos veículos que transitam por estes locais, garantindo a segurança e o cumprimento das normas de trânsito.
Para esse trabalho são realizadas abordagens a veículos de grande porte (caminhões), com base na Lei Municipal que ordena esse tipo de transporte na área central da cidade. Também são feitas abordagens a veículos de categoria aluguel (taxi), que são submetidos à verificação dos requisitos tipificadores do transporte irregular de passageiros, conforme nova lei que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo a lei, o transporte clandestino — seja de ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas ou bens — passa a ser classificado como infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo como medida administrativa.
Nesta última quinzena, os policiais militares adotaram as providências previstas no Código de Trânsito Brasileiro para as seguintes infrações de trânsito identificadas: Estacionar o veículo em local proibido pela sinalização; estacionar ao lado de outros veículos em fila dupla; transitar em local e horário não permitido pela regulamentação para caminhão e conduzir veículo utilizando calçado que comprometa o uso dos pedais.
Também são observados pelos policiais a utilização do cinto de segurança; dirigir veículo manuseando/utilizando o telefone celular; lotação excedente; conduzir veículo com características alteradas (rebaixado); permitir à posse ou condução de veículo a pessoa inabilitada; transportar criança em desacordo com as normas previstas no CTB e estacionar o veículo em vagas destinadas a carga e descarga.
Fonte e Fotos: PMMG