PCMG promove palestras e alerta mulheres sobre a importância de denunciar agressores
Na área da Delegacia Regional de Polícia Civil em Manhuaçu, a PCMG terminou o ano de 2019 com 996 medidas protetivas em defesa da mulher vítima de violência doméstica
Na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), atendeu, no ano de 2019, 996 casos de mulheres que procuraram a delegacia na região da Delegacia Regional de Polícia Civil em Manhuaçu e obtiveram proteção para si e também para os filhos contra os suspeitos de agressão.
Na cidade de Manhuaçu, foram 201 medidas protetivas deferidas, totalizando com as cidades de Abre Campo, Espera Feliz, Lajinha, Manhumirim, Matipó, Mutum e Simonésia, 996 medidas protetivas deferidas. Nessas cidades, foram concluídos pela PCMG 234 inquéritos policiais, tendo 44 mandados de busca e apreensão cumpridos e 31 prisões preventivas.
Na avaliação do Delegado Regional Carlos Roberto Souza da Silva, cada dia mais as vítimas de violência doméstica buscam a Polícia Civil para noticiar os abusos praticados pelos companheiros, o que contribui para os resultados positivos. “Um detalhe que chamou a atenção da PCMG foi que nenhum caso de homicídio consumado ou tentado foi registrado contra mulheres que conseguiram a medida protetiva. Em poucos casos, quando o agressor violou a medida protetiva e se aproximou da vítima, este foi imediatamente preso em flagrante ou teve sua prisão decretada e cumprida pela Polícia Civil”, destacou o Delegado Regional.
Carlos Roberto alerta ainda que a melhor saída de uma relação violenta é denunciar o agressor. Para isso, a Polícia Civil de Minas Gerais está disponível a acolher, proteger e informar as mulheres sobre os direitos que elas têm. “A prova disso é que nenhuma mulher sofreu agressão grave após procurar proteção do Poder Público na região”, conclui o Delegado Regional.
Palestras
Como parte da programação em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, a Delegacia Regional de Manhuaçu (6DRPC), realizou palestras sobre o tema “Violência Contra a Mulher” nas cidades de Manhuaçu, São João do Manhuaçu e em Caputira.
As palestras foram feitas pela Delegada Alexandra Gonçalves de Oliveira, que representando a Delegacia da Mulher de Manhuaçu, proferiu três palestras no dia 06/03/2020, sendo a primeira na Cidade de São João do Manhuaçu, às 08:30 horas. A segunda palestra ocorreu no mesmo dia, às 15:00 horas, na empresa “Ipiranga Distribuidora”, situada na cidade de Manhuaçu, sobre o tema “Violência contra a Mulher” e a terceira às 18:00 horas na cidade de Caputira, quando a Delegada falou sobre o tema: “Mulheres que vencem”.
O ciclo de palestras foi encerrado na data de ontem com um evento no Fórum da Comarca de Manhuaçu, um evento realizado pela OAB, com o tema: “Violência Contra a Mulher”.
Confira a galeria de fotos:
Fonte: Polícia Civil