Pesquisa da UFMG aponta casos da variante delta da Covid na área da Superintendência de Manhuaçu
Casos da variante Delta em Minas quase triplicam em apenas uma semana, mostra pesquisa da UFMG,
Um levantamento feito pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, divulgada pelo jornal Hoje em Dia, aponta que mais sete casos da variante Delta do coronavírus foram detectados em Minas. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (10), após análises feitas em amostras na última semana.
No total, já são 11 notificações da cepa originária na Índia no território mineiro. A informação foi confirmada pelo professor de genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e responsável pelo estudo, Renan Pedra.
Os exames analisados indicam confirmação da mutação nas regionais de Saúde Belo Horizonte (1), Unaí (2) e Manhuaçu (3), além de um registro em Montes Claros, no Norte do Estado, já informado pela prefeitura. Os demais municípios ainda não foram divulgados.
“Todos esses sete casos são independentes daqueles já confirmados anteriormente. São dessas regionais de Saúde, mas não temos as cidades. Apenas sabemos que o caso de Montes Claros foi confirmado no próprio município. Já o da regional de BH, não se trata de um morador da capital”, disse.
Os quatro primeiros, já confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), são de Belo Horizonte – dois adolescentes que voltaram do Reino Unido –, Juiz de Fora, na Zona da Mata, e de Virginópolis, no Vale do Rio Doce.
Com os novos registros, o professor da UFMG acredita na possibilidade de transmissão comunitária da variante no Estado. “Já esperava a introdução da cepa e acreditava que tivesse acontecendo, só precisava de tempo para poder detectar. Ainda não sabemos se é transmissão comunitária, mas muito provável que seja”, concluiu.
Reprodução de matéria do jornal Hoje em Dia