PM localiza recém-nascida que foi retirada da mãe na maternidade do HCL
Na noite desta segunda-feira, 25/05, a PM foi acionada a comparecer na praça Doutor César Leite, no Centro de Manhuaçu, onde a solicitante, que é enfermeira na Maternidade do HCL, relatou que uma mulher deu entrada as 22h23 como paciente, relatando que estaria grávida e com dores abdominais.
Após primeira consulta, ela foi encaminhada para um quarto da maternidade do hospital. No quarto, a autora se fez passar por enfermeira conversou com uma mãe que estava no local e disse que precisava levar a recém-nascida para ser medicada.
Apesar de a autora não portar crachá e nem uniforme, a mãe da recém-nascida não desconfiou e entregou a criança naquele momento. Devido a demora do retorno da criança, a mãe perguntou a uma enfermeira por sua filha, momento em que a enfermeira verificou que havia algo errado, e constatou que a autora havia saído do hospital com a criança.
A câmera de segurança do Hospital flagrou o momento em que a mulher deixava o hospital, com uma criança enrolada no cobertor:
Diante dos fatos a Polícia Militar foi acionada, e imediatamente fez levantamentos. A equipe formada pelo Sargento Danilo, Cabo Kennedy e Cabo Otávio, do Tático Móvel de Manhuaçu, atuou na ocorrência:
Os militares então, se deslocaram até pontos de táxi da cidade, onde em contato taxistas, obtiveram a informação de que a autora teria entrado em um táxi na rodoviária e se deslocado para São João da Figueira, onde residia, no município de Durandé/MG. De imediato foi acionada a equipe de Durandé para interceptar o táxi.
Equipes PM do Coordenador do turno, Tático Móvel e de Durandé, chegaram na casa da autora, onde ela foi localizada no quarto, com a recém-nascida. Em primeiro momento a autora disse que a criança seria sua filha.
Informando aos militares que havia acabado de chegar do hospital onde tinha dado a luz e estava cuidando dela. Disse ainda que teria saído de casa durante o dia para se consultar, pois estaria grávida e com dores.
Policias Militares explicaram como foi a chegada ao local, oque perceberam no interior da casa e o momento da abordagem à mulher para o retorno ao Hospital:
De volta ao Hospital, em contato com a médica que fez o atendimento da autora no HCL, ela relatou que durante consulta havia constatando que ela não estaria grávida e a liberou para ir embora.
A criança recém-nascida foi retirada da autora e levada ao Hospital Cesar Leite, onde foi reconhecida pela mãe biológica e lhe foi entregue na presença das enfermeiras sem nenhuma lesão aparente. A mãe, recebeu dos Policiais Militares, o seu bebê de volta, emocionada e agradecida:
Diante dos fatos constatados pelos policiais, a autora de 26 anos foi presa e encaminhada a Delegacia de Polícia Civil. A Assessoria de Comunicação do 11º Batalhão da Polícia Militar, através da Tenente Suelen deu mais detalhes da ocorrência:
O advogado Dr Abraão Lopes, falou sobre o fato, a situação da sua cliente e como pretende tomar para trabalhar neste caso:
Nota do Hospital
O Hospital César Leite esclarece que instaurou procedimento para apurar as circunstâncias em que uma mulher conseguiu retirar uma criança da maternidade na noite de segunda-feira, 25 de maio.
A mulher chegou ao hospital alegando que estava grávida e sentindo fortes dores e foi encaminhada para o centro obstétrico. Ela foi atendida pelo médico e orientada para retornar para casa.
Ao invés de ir embora, a mulher se dirigiu até um quarto e fingiu ser uma enfermeira.
Ressalta-se que ela chegou ao hospital com uma mochila e um cobertor.
Para sair pela portaria, ela utilizou o cobertor para cobrir a criança e apresentou a guia de liberação da consulta para a portaria.
Ressalta-se que houve empenho e total colaboração da equipe da enfermagem e demais funcionários junto à Polícia Militar para a localização da criança.
O Hospital César Leite está prestando assistência à mãe e ao bebê e colabora com as autoridades para que todo o fato seja esclarecido.
Informações: Polícia Militar / Assessoria de Imprensa do Hospital César Leite / Vídeos Jailton Pereira