Polícia Civil inicia ciclo de leilões de veículos apreendidos

Foi realizado no sábado (26/06), o primeiro leilão de veículos apreendidos na área da Circunscrição de Trânsito de Manhuaçu. Mais de 300 veículos foram levados a hasta pública.

Veículo aprendidos administrativamente que não são retirados dos pátios credenciados do DETRAN-MG em até 90 dias, por força de Lei,  devem ser levados à leilão, que é realizado respeitando as regras previstas para a licitação pública.

O evento contou com participantes previamente cadastrados. O certame foi realizado presencialmente, mas com respeito às normas sanitárias exigidas.

O leilão em Manhuaçu realizado neste Sábado será um dos últimos a ser realizado fora da plataforma virtual do Governo Minas Gerais. Mesmo presencial, todo processo do leilão foi gerido por um software desenvolvido em Manhuaçu, possibilitando controle, transparência e segurança.

Tentativa de fraude

Durante o leilão de Manhuaçu, três pessoas portando procurações com suspeita de emissão ideológicamente falsa, expedidas por empresas credenciadas junto ao DETRAN-MG, e que tentavam, estas pessoas, arrematar veículos não recuperáveis – as “sucatas”, que se destinam a desmanches para venda de peças – foram conduzidas para serem ouvidas pelo Delegado de plantão.

“Leilões realizados pela PCMG/Detran-MG são espécies de licitações públicas. E como tal, são regidos por normas rígidas. Burlar ou tentar burlar estas normas resulta na prática de crime grave. A lisura do processo de certame é objeto e fim do controle realizado pela comissão de Leilões. A Polícia Civil de Minas Gerais, como Instituição, não coaduna, tolera, se omite ao confrontar com práticas tais e, oportunamente, pune os responsáveis e se reorganiza para que  fatos como estes não mais ocorram.” Nas palavras do presidente da Comissão de Leilão, Delegado Carlos Roberto Souza.

Apesar da intercorrência, a hasta foi considerada um sucesso de organização e resultado.

Fonte: Polícia Civil