Policiais civis e penais manifestam contra reformas do governo estadual
Uma manifestação, nesta terça-feira (15/07) em várias cidades Mineiras, envolveu Policiais civis e penais contra as reformas administrativa e previdenciária, de autoria do governo estadual. No Vale do Aço, os policiais se concentraram em frente à Delegacia Regional da Polícia Civil, em Ipatinga.
O Projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No protesto, os policiais pediram a suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição que altera o sistema de previdência social dos servidores civis. Servidores também são contra a criação de uma autarquia, a Minas Gerais Previdência dos Servidores Públicos Civis do Estado (MGPrev) e institui novos fundos de previdência do Estado de Minas Gerais.
Além de questionamentos relacionados à aposentadoria, algumas das alterações previstas na PEC têm, ainda, impacto nos valores mensais recebidos pelos servidores na ativa. O texto veda, por exemplo, a concessão de adicional por tempo de serviço, Adicional de Desempenho, Adicional de Valorização da Educação Básica (ADVEB) e trintenário. Os adicionais que os servidores já receberam não serão cancelados, mas novas concessões serão vedadas. O texto também acaba com as férias-prêmio.
Foto: Diário do Aço