Reportagem em vídeo: Pontes afetadas pela enchente recebem melhorias em Manhuaçu e Distritos
Mais três pontes da cidade afetadas pela enchente recebem serviços de melhorias realizados pela Prefeitura de Manhuaçu: as da Rua Abalém Chibel Nacif (próxima à Delegacia, no B. Engenho da Serra), Rua Faustino Amâncio (próx. ao Estádio JK) e da Rua Antônio Puppim (próx. ao Palácio da Cultura).
Essas pontes não tiveram as proteções laterais (guarda-corpos) destruídos pela inundação, mas houve danos de menor intensidade na estrutura. Nelas, profissionais da Secretaria M. de Obras realizam serviços de pintura e reparos necessários. As melhorias são realizadas com recurso próprio do município.
Iluminação de LED
A Secretaria de Planejamento está providenciando também a melhoria da iluminação com a instalação de modernas luminárias e lâmpadas à base de LED, que clareiam mais e consomem menos. Na ponte da Rua Abalém Chibel Nacif, que interliga o Bairro Engenho da Serra à Avenida Melo Viana, os trabalhos de pintura foram concluídos, e, nos próximos dias, será instalada a nova iluminação.
O mesmo acontecerá na ponte Maestro Odorico Gomes, situada na Rua Antônio Puppim (próximo ao Palácio de Cultura), onde os operários já iniciaram os trabalhos em preparação para a pintura. Em breve, será a vez da ponte próxima ao Estádio JK. A Administração mantém também as obras de reestruturação de outras seis pontes e de uma passarela. O repórter Teógenes Nazaré, sempre de olha na cidade, traz uma reportagem completa em vídeo sobre o trabalho feito:
Além da recuperação de pontes na cidade, para atender as comunidades rurais prejudicadas pelas cheias que ocorreram em ribeirões no começo do ano, a Prefeitura de Manhuaçu realiza a construção de mais dez pontes, em diferentes distritos. Com investimento total de R$ 1.803.968,41, as obras são executadas com recursos da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) e do próprio município.
Estão sendo construídas pontes nas Comunidades Vila Cachoeirinha, Vila Formosa, C. dos Hott, Ponte do Silva, C. Palmital, Realeza, C. dos Morais (Realeza), C. dos Costa (Vila de Fátima/ São Sebastião do Sacramento), C. Pau de Cedro (Dom Corrêa) e C. Poço Fundo (saída para Simonésia).
A Secretaria de Obras preparou os locais com a retirada de todo o entulho, restos da estrutura danificada das pontes atingidas e outras ações. Em seguida, a equipe de engenharia da Administração Municipal averiguou a situação de cada local, e, agora, coordena e acompanha a execução das obras simultaneamente em todas estas comunidades.
Na maioria dos locais, já foram realizados os serviços de terraplenagem, locação, estaqueamento e, estão em andamento, as obras de concretagem da fundação.
As fortes chuvas que se precipitaram no final de janeiro deste ano trouxeram grandes prejuízos para o município. Na cidade, a mais forte enchente da história, e, nas comunidades rurais, pontes foram levadas ou derrubadas pelas fortes águas, entre outros danos. Desde então, para restaurar estes locais e normalizar o fluxo na cidade e nas estradas, as ações da Administração Municipal tem sido intensas, com muito trabalho e dedicação de todos os setores, especialmente das Secretarias de Planejamento e de Obras.
Outras pontes
Destaca-se que, além destas dez obras, outras três pontes foram entregues recentemente pela Administração Municipal. Trata-se das pontes de tubos ármicos (tubulões) que, concluídas, hoje são realidade em Santo Amaro de Minas, Córrego Bem-Posta e no C. dos Rochedos (Palmeiras do Manhuaçu). Estas pontes foram construídas com recursos da Defesa Civil Nacional e próprios do município. Para as pontes da cidade, a Prefeitura obteve recurso junto à Defesa Civil Nacional, além do complemento do município, para as obras de restauração e instalação de modernas luminárias.
Texto fonte: SECCOM Prefeitura de Manhuaçu
Cidade Total