Processo de beatificação do Padre Júlio Maria de Lombaerde avança em Roma

O processo de beatificação e Canonização do Padre Júlio Maria de Lombaerde, que serviu durante muitos anos na cidade de Manhumirim, deu mais um passo em busca da sua aprovação.

A Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, recebeu correspondência da Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, informando que, em Assembleia realizada neste mês de julho, julgou válida a investigação diocesana sobre a vida e as virtudes do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

O sacerdote e professor da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, foi o fundador das Congregações das Filhas do Coração de Maria, dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e das Irmãs de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento.

O processo de beatificação e canonização foi enviado a Roma e, em Assembleia Ordinária, a Congregação para a Causa dos Santos discutiu se é válida a Investigação Diocesana, conduzida pela Cúria eclesiástica de Caratinga.

A assembleia considerou que as testemunhas foram ouvidas de modo devido e correto e as provas citadas para o caso foram produzidas conforme a lei e segundo a finalidade em questão, respeitadas as normas do direito. A assembleia respondeu afirmativamente que é válida a Investigação Diocesana sobre o caso, não tendo sido colocada nenhuma posição contrária.

Todos os requisitos jurídicos da fase diocesana foram adequadamente cumpridos, e agora poderá ser elaborada a “Positio”, que é o documento produzido a partir da investigação prévia. Posteriormente ele será analisado pela comissão de cardeais e, uma vez aprovado, seguirá para o Santo Padre, que poderá reconhecer as virtudes heroicas do Candidato, declarando-o Venerável.

No vídeo abaixo, um pouco mais da história do Santo Pe. Julio Maria De Lombaerde – Documentário Especial Processo de Beatificação – Apresentação e Reportagem de Lídia Maria Nazaré Alves – UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, com produção de Téo Nazaré.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.