Projeto de castração e fluxo de atendimento é discutido com protetores de animais
Em apenas uma semana de funcionamento, a Clínica Municipal do Bem-estar Animal em Manhuaçu, gerou uma grande procura por informações de como serão realizados os atendimentos e o público alvo. Devido ao alcance da divulgação nas redes sociais, que atingiu cerca de 25 mil pessoas, o espaço está atraindo a atenção de pessoas de outros municípios, que querem conhecer o trabalho desenvolvido no município.
Para alinhar as diretrizes que serão seguidas, o coordenador da Clínica Municipal, Rafael Rolim reuniu com integrantes do grupo de Proteção Animal, na última quinta-feira,23, com o objetivo de planejar as ações de atenção aos animais em situação de rua.
Agora haverá o credenciamento dos protetores, que ajudarão no filtro das demandas e encaminhamento de animais que necessitarem de atendimento, bem como a realização da triagem, ajudar na conscientização de toda a sociedade por meio de informações, que vão de encontro ao regimento interno da clínica para o encaminhamento dos animais. Também será realizado o levantamento do número de animais (cachorros e gatos) e, o fluxograma para a castração daqueles animais que ficam soltos nas ruas, vítima de maus tratos ou em situação de vulnerabilidade.
Os participantes realizarão todo o levantamento por bairros e distritos, catalogando os animais que serão castrados a partir do dia 4 de agosto de 2020, pela equipe do Castra Móvel da empresa prestadora do serviço ao Município. Nessa primeira etapa, serão castrados 500 animais.
O trabalho vem sendo muito bem moldado, discutido com os protetores de animais, que tentam amenizar esse problema tão difícil. É importante que todos entendam a importância da castração para o controle populacional municipal. “Serão castrados animais acima de 4 meses e peso acima de 1,5 kg. Todo o processo de triagem será acompanhado pelo veterinário no local”, detalhou o coordenador Rafael Rolim.
Funcionamento da clínica
Por se tratar de um novo serviço oferecido pelo município, muitas pessoas ainda não compreenderam como será o atendimento na Clínica Veterinária Municipal (Centro de Bem-estar Animal). Haverá sempre uma equipe, composta por dois médicos veterinários e três estagiários.
A coordenação frisa a importância do agendamento prévio, com o intuito de obter o máximo de eficiência e qualidade no serviço oferecido. Nesse primeiro momento, o atendimento será direcionado somente para animais de rua doentes e, aqueles vítimas de maus-tratos. A clínica não terá plantão aos finais de semana e funcionará de segunda a sexta-feira das 08 às 17hs. Os cidadãos de Manhuaçu e protetores poderão tirar as dúvidas, pelo telefone (33) 3331-2157. Também foi criado o e-mail: clinicamunicipalmanhuacu@hotmail.com, para facilitar o agendamento de atendimento.
A coordenação do setor pede a população, que antes de levar os animais à clínica, entre em contato por telefone ou e-mail, para não haver transtornos com o fluxo de atendimento.
Texto: Eduardo Satil
Fonte: ASCOM SMS