Recapeamento asfáltico chega a av. Melo Viana e trecho urbano da MG 111
Iniciado neste fim de semana, sábado (29/08), o trabalho de recapeamento asfáltico da avenida Melo Viana, uma das principais vias de acesso à cidade, para quem vem de da região de Simonésia, Santana do Manhuaçu, Mutum, Ipanema, entre outras cidades.
O trecho municipalizado da rodovia MG 111 também está recebendo obras de melhorias da pavimentação e operação tapa buracos. O local já recebeu, após a municipalização, rede de água para atender moradores que ainda não eram beneficiados e rede de energia elétrica também.
Os recursos para realização das obras de melhorias de recapenamento, que atingem um total de 64 ruas da cidade, foram obtidos pela Secretaria de Obras e Planejamento junto ao projeto Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) da Caixa Econômica Federal, além de valores provenientes de multas de trânsito no município.
Iniciada no final do mês de julho, o recapeamento asfáltico das ruas de Manhuaçu está em fase avançada, depois de alguns dias parada por falta de massa asfáltica da empresa fornecedora do produto, agora, após ajustes providenciados pela empreiteira o fornecimento de asfalto quente se normalizou e as obras seguem em ritmo avançado.
Dr. Carlos Roberto Souza, Delegado Regional de Manhuaçu e Presidente do Conselho Municipal de Trânsito disse que a recuperação da pavimentação das principais vias de Manhuaçu foi uma reivindicação de usuários, na primeira conferência sobre o trânsito de Manhuaçu realizada na Câmara Municipal, em abril de 2018, quando dentre as várias indicações apresentadas ao Conselho Municipal de Trânsito, criou-se também o Departamento Municipal de Trânsito tornando o município responsável pelo gerenciamento do transito.
“Com a municipalização, a prefeituras tornou-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade. Por menor que seja a cidade, deve ser feito tratamento especial para a circulação segura dos pedestres, ciclistas ou carroças. O trânsito não é feito só de automóveis ou caminhões”, explica o Presidente do Conselho M. de Trânsito.
Com isso foi solicitado ao executivo que revesse as questões do trânsito em Manhuaçu, como a sinalização, demarcação de vagas de estacionamento e fluxo de veículos. “Em 2018 foram criadas as demandas apresentadas na conferência e levadas ao executivo, no ano seguinte foram elaborados os projetos e agora está na fase de execução. Mas para realizar a sinalização viária, como pintura de faixas, vagas de estacionamento, dentre outros, era necessário o recapeamento das principais rua e avenidas, o que está finalmente sendo realizado”, ressalto Dr. Carlos Roberto.
Transtornos
Quanto aos transtornos causados pela obra, Carlos Roberto Souza explicou que infelizmente isso se faz necessário, pois Manhuaçu possui poucas rotas alternativas, o que dificulta a fluidez do trânsito em nossas ruas. “Pedimos aos usuários das vias, um pouco de paciência no trânsito, sabemos que às vezes estamos com pressa e ficamos agarrados no trânsito, mas a melhor maneira de se precaver, é evitando sair de carro nos horários de pico e se puder evite as vias que estão sendo recapeadas, buscando rotas alternativas”, completa.
Após a conclusão do recapeamento dará início à fase de sinalização horizontal e instalação das faixas de pedestres elevadas e regulamentação das vagas de estacionamento, carga e descarga e vagas especiais.
Agradecimento
Dr. Carlos Roberto Souza, finaliza agradecendo o empenho do Executivo Municipal em atender às demandas do trânsito na cidade. “Sabemos que não é fácil atender às solicitações, pois dependem de recursos, estudos e prazos para execução. Mesmo com todos os entraves burocráticos a Prefeitura Municipal tem realizado diversas melhorias no trânsito de Manhuaçu, não só no trânsito, a área da segurança, nos últimos anos tem visto na atual Administração um verdadeiro parceiro, sempre que possível, nossas solicitações são atendidas e este é um momento de agradecer também”, finaliza Dr. Carlos Roberto Souza