Reportagem em vídeo: Romeu Zema visita Manhuaçu e sobrevoa regiões afetadas pelas chuvas

Texto: Júlio Oliveira (Com informações Agência Minas)

Vídeo: Téo Nazaré

 

O Governador de Minas, Romeu Zema, esteve em Manhuaçu neste domingo (27/01) acompanhando de perto os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade entre sexta-feira e o último sábado e os trabalhos de atendimento às vítimas e outras providências que vem sendo tomadas.

O governador foi recebido por autoridades do município no Aeroporto de Santo Amaro de Minas e depois seguiu em direção à cidade onde visitou os principais pontos atingidos pelo alagamento do Rio Manhuaçu e os estragos provocados em toda a cidade, acompanhado também pela equipe da Defesa Civil municipal e da coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

No auditório da Prefeitura de Manhuaçu, o Governador esteve reunido com a administração do município e posteriormente manteve também encontro com cerca de 20 prefeitos de cidades vizinhas, também afetadas pelas fortes chuvas que castigaram a região, definindo formas de atendimentos emergenciais. Romeu Zema também fez um sobrevoo no município de Manhuaçu e nas cidades vizinhas para acompanhar a extensão dos estragos provocados.

O governador assinou decreto declarando situação de emergência em 47 municípios mineiros, incluindo Manhuaçu. Com isso, a Defesa Civil estadual poderá mobilizar todos os órgãos estaduais nas ações de resposta e reabilitação dos cenários. O decreto também facilita a aquisição de bens necessários para as atividades visando à recuperação das cidades.

Zema também lamentou as mortes em decorrência dos acontecimentos. Outro decreto assinado pelo governador declara luto oficial no Estado de Minas Gerais por três dias em sinal de pesar pelas vítimas dos recentes desastres naturais ocorridos no estado.

“Obras de infraestrutura deverão ser feitas assim que o tempo possibilitar, principalmente aquelas que estão impedindo algum tipo de acesso, mas nossa prioridade no momento é a ajuda humanitária. Já disponibilizamos toda a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, todas as suas unidades estão disponíveis para receber mantimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal, também colchões e lençóis”.

O governador afirmou, ainda, que a solução para estes problemas passa pelo reordenamento urbano do país e falou sobre a necessidade da reativação de programas habitacionais. Em Belo Horizonte, em outra entrevista coletiva, o governador Zema falou sobre os problemas provocados pela chuva em todo o estado:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.