SAAE apresenta projeto de Esgotamento Sanitário para o Distrito de Sacramento
A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Manhuaçu, apresentou no distrito de Sacramento, o projeto de Esgotamento Sanitário para a localidade, junto ao CISAB (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais), após solicitação do deputado federal, Subtenente Gonzaga.
Estiveram presentes no encontro, a prefeita Cici Magalhães, o vice-prefeito, Renato César Von Rondow (Renato da Banca), o deputado federal, Subtenente Gonzaga, o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, os vereadores Juarez Elói, Vantuil Martins e Administrador Rodrigo dos Santos, o coordenador paroquial da comunidade, Vicente De Paula, o engenheiro do SAAE, Leonardo Cerqueira Hott, engenheiros do CISAB, João Paulo Oliveira e Anderson Galdino, além de moradores.
O planejamento de esgotamento sanitário foi elaborado pelo CISAB, órgão que presta apoio aos serviços de saneamento básico, com o intuito de ser discutida a viabilidade de sua implementação. Atualmente, em Sacramento, o esgoto é lançado diretamente ao córrego que passa pelo distrito, prejudicando moradores com o mau cheiro e a exposição ao risco de doenças transmitidas pela água.
Foi sugerida a construção de três interceptores, que são canalizações integrantes do sistema de esgotamento sanitário, com a função de recolher o esgoto, e conduzir até uma estação de tratamento. Além disso, foi proposta a construção de uma ETE para o tratamento de esgoto e posterior lançamento no curso hídrico, atendendo as normas da legislação ambiental vigente.
A extensão da rede é de 2.251,68 metros e abrange todo o distrito, com cerca de 700 residências existentes, e aproximadamente 3.000 habitantes. Para a ETE, foi feito um planejamento de uma estação do tipo compacta e modular, de forma que, na medida em que o distrito for aumentando, novos módulos de tratamento possam ser adquiridos.
O custo do empreendimento apresentado pelos engenheiros do CISAB chega em torno de 900.000 reais e abrange toda a mão de obra necessária, como o fornecimento de materiais para a construção dos interceptores, estação de tratamento de esgoto, cercamento e casa de apoio. O deputado federal, Subtenente Gonzaga, que fez a indicação junto à prefeita Cici Magalhães, disse que o próximo passo após a apresentação, é indicar o projeto através de emenda parlamentar, para conseguir recursos, viabilizando a construção do que foi apresentado.
Segundo o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, a realização do empreendimento é de tamanha importância para o distrito. “Sempre tivemos esse problema em relação ao esgoto de Sacramento. A construção do sistema esgotamento sanitário beneficiará tanto os moradores locais, quanto o município de Manhuaçu. Pois tratando o esgoto nos distritos inicialmente, o volume de resíduos será cada vez menor, melhorando a qualidade da água para a população. Além do mais, sabe-se que, a cada real investido em saneamento básico, estima-se uma economia de quatro reais na saúde”, explica Luiz.
Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu