SAAE faz alerta sobre necessidade de economia de água neste período final de estiagem
Com o aumento na demanda de consumo devido às altas temperaturas e variações climáticas, e o longo período de estiagem nesta época do ano, os níveis das barragens se alteram diariamente. Essa é uma situação que não ocorre somente em Manhuaçu, mas em todas as regiões do país. E é por isso que o SAAE desperta a população sobre o período final de estiagem e a necessidade de economia de água.
A medida de alerta é necessária em razão do significativo período sem chuva nesta época do ano, sempre considerada crítica, que ocorre no final do inverno até o início do verão.
No calor, consumimos mais água, mas as chuvas são mais constantes. Já neste período, consumimos água, mas não temos chuvas, daí vem o chamado “período crítico”. Por esse motivo, é muito importante a colaboração de todos.
Neste estágio, a baixa pressão da água afeta as residências das partes altas, que acabam sendo as mais penalizadas. As casas nas partes baixas têm reflexos minimizados, onde o abastecimento ocorre primeiro, e consequentemente há maior pressão nas redes, mas nem por isso o consumo deve ser exagerado.
Essa economia de água pode ser feita com ações simples em casa: fechar o chuveiro ao ensaboar-se, por exemplo, reduz o consumo de 180 litros para apenas 48 litros a cada banho; além disso, feche a torneira ao escovar os dentes e ao lavar mãos e rosto; verifique vazamentos em canos e torneiras; use a vassoura para limpar a calçada; feche a caixa d’água para evitar evaporação e, claro, a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti; e utilize a mangueira de forma moderada, pois sua utilização por 15 minutos consome cerca de 180 litros de água limpa.
*Lembrando que, funcionários responsáveis estão sempre monitorando os níveis de reservatórios da cidade e distritos através de nosso sistema de Telemetria.
Fonte: Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu