Secretaria de Saúde e HCL discutem plano de capacitação para casos de Coronavírus

Com o objetivo de se adequar para situação de emergência diante de eventuais casos do coronavírus, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Cesar Leite discutirem um Plano de Capacitação.

Com um caso em investigação, registrado na cidade de Mutum, suspeito de ser Coronavírus, a coordenação de Epidemiologia, médicos e enfermeiros estão buscando mecanismos para que as ações ocorram em sintonia. Objetivo é fazer com que todos os setores trabalhem de forma organizada para o atendimento e encaminhamento de casos suspeitos e outras ações necessárias.

Para isso, será realizada reunião para capacitação dos médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF), profissionais do Hospital Municipal e do HCL para a aplicação de procedimentos corretos ao paciente, além da realização da triagem e do diagnóstico. Uma reunião já aconteceu nesta terça-feira (03/03) para novas discussões do plano de capacitação.

O protocolo do Ministério da Saúde estabelece como casos suspeitos aqueles em que a pessoa apresenta febre e ao menos um sintoma respiratório, como tosse e dificuldade para respirar. Viagens realizadas à China nos últimos catorze dias, também estão entre os critérios do diagnóstico.

Segundo o infectologista, Dr. Thiago Heringer, a reunião teve como base discutir o plano de ação, antecipando-se, para atender uma provável infecção ou surto do coronavírus. “As pessoas devem estar atentas, para qualquer sintoma gripal e que tenham passado em determinada região onde há casos do coronavírus. Pode ser uma situação de suspeita. Mas a população não precisa ficar alarmada, nem precisa usar máscara de proteção”, detalha o infectologista.

Fonte: ASCOM SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.